Apontado como uma das grandes joias da geração 96, o goleiro Juninho não teve um ano de 2012 muito bom. A demora para acertar a renovação e as trocas de comando nas categorias da base impedira o jovem, que está no Vasco desde 2008, de atuar com mais regularidade.
Com os problemas resolvidos e contrato renovado até 2015, o jovem espera fazer de 2013 o ano da recuperação e almeja voltar a Seleção Brasileira e reconquistar seu espaço dentro da Colina Histórica. Para isso, Juninho contará com o apoio de Cássio, seu antigo técnico na categoria infantil e atual técnico na categoria juvenil:
- O Juninho é um grande goleiro e tem potencial enorme. O que estamos cobrando bastante dele é o amadurecimento. Mas como atleta tem um potencial enorme. É um goleiro técnico e que orienta bastante. É difícil ver goleiros da idade do Juninho que falem e orientem os companheiros de defesa. O Juninho já tem isso com ele. Estamos bem de goleiro. É questão do jogador se comprometer com o trabalho e despontar. O Juninho é um jogador que tem tudo para despontar na equipe principal do Vasco - disse Cássio ao Só dá Base/Só dá Vasco.
Por falar em equipe principal, foi nela que Juninho treinou por um período em 2011, quando brilhava na categoria infantil. Nesse período, o jovem de 16 anos chegou a ser apontado por Carlos Germano, preparador de goleiros do profissional, como sucessor de Fernando Prass, que recentemente acertou com o Palmeiras.
Ciente de que terá que recuperar o tempo perdido, Juninho quer se aproveitar das subidas de Brenner e Gabriel Félix para o time de júnior para fisgar a vaga de titular da categoria juvenil. Por isso, o garoto separou momentos de suas férias para realizar treinamentos e manter forma, objetivando assim se apresentar com plenas condições de jogo:
- Eu treinei nessas férias para voltar muito mais preparado. Adquiri amadurecimento e sabedoria durante esse período que fiquei parado. Vou trabalhar forte para voltar ao meu lugar e conquistar mais coisas no Vasco e na nossa categoria - declarou com exclusividade ao ao Só dá Base/Só dá Vasco.
Bate-bola com Juninho, goleiro do juvenil
Você não teve a oportunidade jogar em 2012. O que de fato aconteceu?
"Nesse último ano que se passou não pude ter a oportunidades de estar em campos por conta de problemas extra-campo e jurídicos. É uma temporada que eu não gosto muito de lembrar. Apesar disso, tive um ganho enorme de amadurecimento e de sabedoria nessa temporada".
Em 2013, assim como nas últimas três temporadas, você terá a oportunidade de trabalhar com o Cássio. O que você poderia falar sobre ele, que te elogiou bastante recentemente?
"O professor Cássio agora assumiu o juvenil e vai ser o quarto ano que eu irei trabalhar com ele. É um excelente profissional e muito justo. Já tivemos várias conversas nesse anos todos e ele sempre me dava dicas para evoluir. É uma pessoa que já me ensinou muito e continua ensinando".
O que você espera de 2013?
"Eu e os meus companheiros estaremos focados e faremos de tudo para que 2013 seja um ano de muito títulos sob o comando do Cássio. Por ele ser nosso treinador faz algum tempo, ele sabe o que está acontecendo conosco e sabe a hora de conversar. Além disso, o Cássio é um baita profissional, é um amigo e um pai. Posso dizer o mesmo do professor Teixeira e do resto da comissão técnica. Somos conhecidos como a 'família trem-bala' e espero que em 2013, sob o comando do "Cássio bigode", esse trem dê alegrias para a torcida vascaína".
Você acha que o time sentirá muita falta do Índio e do Danilo, promovidos para o time de juniores?
"Sentimos sim muito a falta desses dois jogadores, mas somos uma família, a 'família trem-bala', temos substitutos que vão fazer muito bem o papel que era executado por eles. É trabalho que está sendo feito todo dia com dedicação e amor. Iremos fazer de tudo para alcançar o nosso objetivo em 2013".
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.