Ambev lançou programa de descontos em produtos para sócios-torcedores de clubes

Sexta-feira, 04/01/2013 - 07:20

O projeto montado pela Ambev para distribuir descontos em produtos para sócios-torcedores de times de futebol, anunciado pela primeira vez em maio do ano passado, começa a sair do papel nesta quinta-feira (03/01).

A companhia colocou no ar uma página para a campanha, que chamou de "Movimento por um Futebol Melhor", na qual os torcedores que já são associados de determinados clubes devem se cadastrar para ganhar o desconto em certos itens. A meta é que tudo esteja em pleno funcionamento até o dia 14 de janeiro, quando será feito o lançamento oficial do projeto.

Em relação aos produtos, a cervejaria ampliou a lista de empresas que participam do projeto. Até agosto do ano passado, conforme antecipou NEGÓCIOS, a Unilever e a PepsiCo, que no Brasil têm sua distribuição feita pela Ambev, já haviam confirmado a presença. Desde então, foram também fechadas parcerias com Seara e Sky. No caso da operadora de TV por satélite, os sócios-torcedores terão desconto ainda não definido para assinar os canais Premier FC, o pay-per-view do futebol brasileiro.

A lista de descontos está disponível na página que a Ambev montou. Uma cerveja em lata da Brahma, pertencente à Ambev, por exemplo, sai R$ 0,10 mais barata do que o preço original. Um sabão em pó OMO, da Unilever, pode custar até R$ 0,40 menos. Um salgadinho Torcida, da PepsiCo, fica R$ 0,10 mais barato, e assim em diante.

O consumidor deve informar o seu CPF no caixa dos estabelecimentos participantes, identificar-se como associado de uma das equipes que estão no projeto e terá o desconto no mesmo momento, descrito na nota fiscal.

Quanto aos times, a empresa é patrocinadora de 35 clubes em todo o país, mas por enquanto participam América-MG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Vasco, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo e Vitória. A expectativa da Ambev é que esses clubes, com uma mensalidade média de R$ 35, consigam aumentar seu faturamento para R$ 1 bilhão ao ano, um número que soma as previsões de arrecadação de todos os times participantes.

Os supermercados, por fim, são Carrefour e Extra, do Pão de Açúcar, entre os que têm presença nacional. O Walmart também está listado no site oficial da campanha, mas consta que participará "em breve". A Ambev ainda pretende montar uma rede de mercados com atuação regional. No Rio de Janeiro, cinco estabelecimentos já firmaram parceria com a cervejaria para ceder os descontos, e em São Paulo, somente um.

No Brasil, quem mais ganhou destaque recentemente pelo sucesso com sócios-torcedores foi o Internacional, em Porto Alegre. Com mais de 100 mil sócios-torcedores, o clube aumentou suas receitas e montou um time que foi campeão continental duas vezes, em 2006 e em 2010. O modelo gaúcho, no entanto, consiste em dar vantagens na compra de ingressos, uma fórmula que costuma esbarrar em fatores físicos, como capacidade limitada de estádios, e por não atrair o torcedor que está mais distante da arena. Já a Ambev quer estimular pessoas a se associar ao ceder descontos.

Fonte: Época Negócios