O zagueiro Dedé e o volante Fellipe Bastos são considerados os jogadores mais extrovertidos do elenco vascaíno. Se Fellipe Bastos alegra o grupo fazendo dancinhas e criando apelidos para os companheiros, o 'Mito' muda o ambiente com brincadeiras e história engraçadas.
Esse fato faz com que ambos sejam vistos como pessoas fortes e que estão sempre alegres. Tal alcunha, entretanto, não condiz com a realidade, pois de acordo com a psicóloga Maria Helena, Dedé e Fellipe Bastos também passam por momentos de tristeza e muitas vezes usam as brincadeiras para esquecê-los:
- Eu trabalhei com o Fellipe Bastos na Seleção sub-16 e o Dedé só fui conhecer em 2009. Fica mais fácil trabalhar com eles porque eles são brincalhões. Mas também eles têm momentos de dificuldade também. Eles ficam chateados em alguns momentos e através de alguma brincadeira eles expressam que estão sentidos. Estar no dia a dia, viver a rotina de trabalho deles, é bom para conhecê-los melhor. Não é porque eles estão sempre sorrindo que não possuem problemas, todos possuem. Quando você acompanha esse atleta você sabe como chegar nele. O Fellipe e o Dedé tem essa questão de liderança, essa parte da afetividade, da amizade. Eles brincam muito e através das brincadeiras expressam o que estão sentindo - disse ao 'Musas da Colina/Só dá Vasco'.
Remanescentes do elenco campeão da Copa do Brasil
Além de serem os líderes da 'resenha' no vestiário, Dedé e Bastos devem liderar também o reformulado elenco vascaíno em 2013. Tanto o 'Mito' quanto o 'Coreógrafo' começaram a ganhar espaço no Vasco em 2010 e ao longo desse período conquistaram a confiança de todos os treinadores que passaram pela Colina.
Dedé, que chegou ao Vasco em 2009 para a disputa da Série B, foi titular com Gaúcho, PC Gusmão, Ricardo Gomes e Cristóvão Borges, alcançando assim a marca de 145 jogos pelo Gigante da Colina. Já Bastos, que chegou ao Vasco em 2010, iria começar a temporada de 2011 como titular, mas fraturou a mão e teve que se contentar com o fato de ter sido um dos reservas mais utilizados. Em 2012, Fellipe só jogou menos que Fernando Prass, Alecsandro e Juninho Pernambucano.
Dedé possui contrato com o Vasco até o final de 20015 e Bastos até a metade de 2017. Ambos foram campeões da Copa do Brasil de 2011 e despertam o interesse de outros clubes, mas devem permanecer.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco