Desde que Mauro Galvão assumiu o cargo de diretor das categorias de base, o Vasco vem implementando mudanças no departamento. Após mudar o comando técnico de algumas categorias e trabalhar com a ideia de construção de uma linha mestra, coisa que a maioria dos clubes europeus possuem, o Gigante da Colina tem usado uma metodologia que visa evitar que um atleta não sinta tanto a mudança de categoria.
Conforme já informado por esse blog, após a chegada do eterno 'Capitão da América', os treinadores passaram a se comunicar melhor entre si e a trocar ideias. Hoje todo e qualquer atleta que for promovido leva consigo uma planilha contendo todas as suas informações.
Outra estratégia que vem sendo adotada é a utilização dos atletas em categorias acima, seja em treinamentos ou até mesmo em competições. Um exemplo é o que vem acontecendo com os meio-campistas Danilo e Índio, que possuem idade de juvenil e já treinam com o time de juniores. O goleiro Yuri, do Infantil, já treina com Carlos Germano, preparador de goleiros do profissional.
Para Cássio, técnico da equipe juvenil, essa estratégia adotada pelo Vasco é muito importante para a formação do atleta. O ex-lateral usa como exemplo sua experiência no futebol como jogador do cruzmaltino, onde passou por todas as categorias da base e obteve sucesso no time profissional:
- Eu acho muito importante. Eu estou te falando isso como treinador e também como um cara que viveu isso dentro do Vasco. Quando eu jogava no Vasco sempre trabalhei numa categoria acima. Sempre tive um ano acima da minha idade. É claro que temos que respeitar o momento atleta. Uma das coisas o Mauro Galvão me falou e eu achei interessante é a estratégia que o clube vai adotar de colocar jogadores de categorias inferiores para treinar num categoria acima durante alguns dias da semana. Depois eles voltam para jogar na categoria de origem. Esse processo amadurece e motiva os atletas - disse com exclusividade ao 'Só dá Base/Só dá Vasco'.
Vale frisar que o trabalho que vem sendo feito com Matheus Índio e Danilo, grandes destaques do juvenil, já chegou a ser realizado pelo clube de São Januário no passado com outra grande joia, o meio-campista Phillipe Coutinho:
- No caso do Índio e do Danilo acho merecido, até porque eles fizeram um Campeonato Carioca diante do 95 muito bom, eles sobraram. Se o Índio e o Danilo já estão num patamar acima dos demais, temos que lançar desafio para eles até mesmo para que eles possam amadurecer e evoluir. Acho super válido esse plano de carreira que o Vasco está fazendo para o Índio e o Danilo - declarou Cássio com exclusividade ao 'Só dá Base/Só dá Vasco'.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco