RETROSPECTIVA 2012
ANO COMEÇA PROMISSOR E ACABA EM CRISE
ESTÁ DENTRO, ESTÁ FORA
Efetivado como treinador principal do Vasco, Cristóvão Borges conseguiu manter a regularidade positiva da equipe. Foram 23 rodadas no G-4 do Brasileirão de 2012 até o pedido de demissão, após a derrota por 4 a 0 para o Bahia, em São Januário.
A DOR DO MITO
Dedé terminou 2011 como o grande nome do Vasco, com atuações espetaculares. Mas em 2012 foi irregular, principalmente por causa de duas lesões que o afastaram dos gramados – a primeira dela por dois meses. Dessa forma, não manteve o alto nível.
FALTOU CONCENTRAÇÃO
Insatisfeitos com o atraso de salários, os jogadores decidiram não se concentrar antes de três partidas do Campeonato Carioca e da Libertadores. A situação foi contornada depois de conversas com dirigentes e da quitação de alguns dos pagamentos atrasados.
ELIMINAÇÃO E MUITO MAIS
23 de maio
O gol de Paulinho no fim da partida não determinou apenas a derrota por 1 a 0 para o Corinthians depois de chance incrível perdida por Diego Souza. A eliminação nas quartas de final da Libertadores acabou por influenciar na saída de alguns titulares e dificultou a negociação de patrocínios, aumentando a crise financeira do Vasco. Clique aqui e lembre como foi a partida.
VIRADA EM GRANDE ESTILO
22 de abril
O Vasco iniciou o clássico sofrendo um gol de Vagner Love, mas, ainda no primeiro tempo, encurralou o rival e virou o placar, com Eder Luis e Felipe. Na segunda etapa, o Maestro ampliou de pênalti e, apesar do gol de Kleberson, a equipe se classificou para a final da Taça Rio. Clique aqui e lembre como foi a partida.
GOLEADA EM SÃO JANUÁRIO
9 de setembro
Atuando de forma irreconhecível em São Januário, o Vasco sofreu uma goleada que causou revolta da torcida. No dia seguinte, em 10 de setembro, o técnico Cristóvão Borges pediu demissão e deixou o clube após pouco mais de um ano no comando da equipe. Clique aqui e lembre como foi a partida.
DEBANDADA
O Vasco negociou Romulo (Spartak de Moscou), Allan (Udinese), Diego Souza (Al-Ittihad) e Fagner (Wolfsburg) quase ao mesmo tempo, em julho. A saída de jogadores importantes teve impacto direto na queda de rendimento do time.
O PARCEIRO DE DEDÉ
No ano em que Dedé sofreu duas graves lesões e Rodolfo não convenceu, Douglas ganhou uma sequência de partidas e não decepcionou. O zagueiro de 22 anos deixou de apenas compor elenco para ser forte candidato à vaga de titular.
FRANCK... QUEM?
No dia 8 de março, Roberto Dinamite anunciou Franck Assunção como novo diretor executivo do Vasco. Desconhecido, ele disse que havia trabalhado em dois clubes europeus, que posteriormente negaram ter empregado o dirigente. Depois de dois dias, ele sumiu do clube e acabou demitido após um mês.
A BICICLETA DE ALECSANDRO
26 de maio
Logo na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, Alecsandro fez o gol mais do bonito do Vasco na competição e um dos mais belos de todo o futebol nacional na temporada. O atacante marcou de bicicleta o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, no Canindé.
POLÊMICA
Em fevereiro, Bernardo entrou com uma ação contra o Vasco pedindo a tutela antecipada de seus direitos. A alegação era atraso de salários e outros pagamentos devidos. O clube quitou as dívidas, mas, com o jogador sem clima, emprestou-o ao Santos.
REIZINHO FUNDAMENTAL
Aos 38 anos, Juninho foi o jogador mais decisivo do Vasco. Terminou a temporada como vice-artilheiro da equipe, com 14 gols, quarto colocado no ranking de assistências do Brasileirão e jogador do time que mais finalizou na competição. Em dezembro, anunciou sua saída do clube para ir ao New York RB.
CAMPANHA
SATISFAÇÃO DA TORCIDA
Fonte: GloboEsporte.com