Time do Vasco começa a ganhar forma com cerca de 40% de mudanças

Sexta-feira, 28/12/2012 - 09:57

Ao atingir o estado crítico de quatro meses sem pagar os salários de alguns jogadores e terminar o Campeonato Brasileiro em ladeira abaxo, o Vasco se mobilizou para encarar uma atitude radical: reformular o elenco de acordo com a insatisfação das peças pontuais que liderariam a debandada. O projeto do diretor executivo René Simões, que atua no mercado após as indicações do diretor técnico Ricardo Gomes, até aqui aponta para sete reforços praticamente selados, mais três engatilhados e outros dois ou três em curso às vésperas da virada do ano. O novo Cruz-maltino, então, começa a tomar forma no dia da apresentação dos dois primeiros intergrantes da nau-2013.

Quando o goleiro Michel Alves, ex-Criciúma, e o atacante Thiaguinho, ex-Cruzeiro, vestirem a camisa em São Januário, no fim da manhã desta sexta-feira, o clube oficializará o início do ciclo de orçamento modesto e recheado de apostas, sepultando o Trem-Bala, campeão da Copa do Brasil em 2011. São cerca de 40% de mudanças, menos expressivo recentemente apenas em relação a 2009 - para a disputa da Série B -, com 14 nomes que deram adeus e mais três que ainda podem emprestados ou trocados, como Eder Luis, com futuro indefinido. Sem clima, o obstáculo é a alta dívida que o Vasco tem com o Benfica (POR) que precisa ser assumida por quem contratá-lo - algo que tem se mostrado muito difícil. Caso o camisa 7 dê adeus, Neto Berola ou Maikon Leite surgem como as alternativas para compor o setor.

Crítica de treinadores antigos, o inchaço em certos casos, no entanto, permanece. A posição de meia deve ter até nove opções, contando com Felipe, que começará a pré-temporada treinando em separado pelas declarações que deu contra decisões da diretoria e com Pedro Ken, que tem tudo para ser confirmado na semana que vem em transação com o Cruzeiro que envolve os volantes Nilton, que retirará a ação na Justiça, e Sandro Silva. Se assinarem, não afastam a chance de Willians, do Udinese (ITA), pintar. Já Dátolo está descartado.

Ao todo, por enquanto, 33 a 35 jogadores estarão na reapresentação em 3 de janeiro para seguir para a pré-temporada em Pinheiral, no Sul do estado. A dupla Gaúcho-Ricardo Gomes, porém, prefere trabalhar com 26 atletas. O planejamento, porém, ainda aponta para a chegada de um zagueiro canhoto, que será deixado mais para a frente, e de um lateral-esquerdo, cuja escassez no mercado também dificultou o preenchimento imediato. João Paulo, ex-Ponte Preta, foi oferecido, mas a negociação não evoluiu e acabou descartada, a exemplo de Juan, que deixou o Santos. Juninho, do Palmeiras, foi outro tentado.

Confira os reforços para 2013:

Acertados: Michel Alves, Elsinho, Fillipe Souto, Bernardo (volta de empréstimo), Thiaguinho, Leonardo (falta assinar), Zé Love (falta assinar). A caminho: Nei, Sandro Silva e Pedro Ken.

Relembre quem saiu e quem pode sair:

Fernando Prass, Jonas, Auremir, Rodolfo, Fabrício, William Matheus, Nilton, Eduardo Costa, Diego Rosa, Chaparro, Juninho, Alecsandro, Pipico e Jonathan. Possível adeus: Renato Augusto, Eder Luis e William Barbio

Prévia do novo elenco do Vasco:

GOLEIROS
Michel Alves
Alessandro
Diogo Silva
Jordi

LATERAIS
Elsinho
Max
Thiago Feltri
Dieyson
+ 2 reforços (provável Nei, ex-Inter, e um para esquerda indefinido)

ZAGUEIROS
Dedé
Douglas
Renato Silva
Luan
Jomar
+ 1 reforço (um canhoto ainda indefinido)

VOLANTES
Wendel
Fellipe Bastos
Fillipe Souto
Abuda
Renato Augusto
+ 2 reforços (provável Sandro Silva, do Cruzeiro, e boa chance de Willians acertar)

MEIAS
Felipe
Bernardo
Carlos Alberto
Dakson
Marlone
Jhon Cley
Maicon Assis
Guilherme Costa
+ 1 reforço (provável Pedro Ken, do Cruzeiro)

ATACANTES
Eder Luis
Tenorio
Zé Love (falta assinar)
Leonardo (falta assinar)
Thiaguinho
William Barbio
Romário
+ 1 reforço (Neto Berola, do Atlético-MG, e Maikon Leite, do Palmeiras, negociam)

Fonte: GloboEsporte.com