Do elenco que se apresentou no início deste ano em São Januário ao que fará a pré-temporada em Pinheiral a partir do dia 4 de janeiro, um dos poucos nomes em comum será o de Bernardo. Com um pequeno detalhe: apesar de o meia ter estado presente em Atibaia em janeiro passado, ele jogou somente cinco partidas em 2012 e seguiu para o Santos, por empréstimo. De volta ao clube, já se declarou arrependido da sua saída abrupta e pretende recuperar o espaço perdido.
Conhecido pelo temperamento instável, Bernardo terá de se adequar ao estilo de René Simões, novo diretor executivo, que já demonstrou prezar a disciplina tanto quanto a qualidade técnica dos jogadores. Na gestão do dirigente, a sua atitude no início do ano dificilmente seria perdoada. A decisão de reintegrá-lo, após o Santos decidir por não renovar o empréstimo do meia, foi antes da chegada de René.
Bernardo chegou ao Vasco no primeiro semestre de 2011, vindo do Goiás, mas pertencia ao Cruzeiro. O meia teve chances ao longo da temporada e chegou a barrar o então camisa 10 Diego Souza em algumas ocasiões. Participou da campanha do título da Copa do Brasil, discutiu com torcedores por causa de vaias em jogos, foi o artilheiro do time na temporada e marcou gols importantes, como o da vitória sobre o Fluminense na penúltima rodada do Brasileiro, que manteve as chances do Vasco de conquistar a competição.
Fonte: Globo Online