Vasco é um dos grandes que menos mudou de presidente nos últimos 10 anos

Terça-feira, 25/12/2012 - 09:02

Num período de dez anos, tomando como base o início de 2004 até o cenário deste começo de 2013, o Palmeiras é o clube dentre os grandes do país que terá o maior número de presidentes, o que mostra que a alternância de poder não tem garantido conquistas em campo nem organização fora dele.

No próximo mês, o Palmeiras chegará ao quinto mandatário caso seja confirmada a eleição de Paulo Nobre ou Décio Perin, hoje os dois únicos candidatos garantidos no pleito - Arnaldo Tirone acena para não tentar a reeleição.

Aquele ano de 2004 marcou o último da gestão Mustafá Contursi, que ficou mais de uma década no poder e viu o time ir do ápice - dois títulos brasileiros e uma Libertadores, entre outras taças - até a Série B. Depois, conseguiu eleger Affonso Della Monica para a gestão 2005-06, que depois se manteve em 2007-08.

Após esses quatro anos o clube elegeu Luiz Gonzaga Belluzzo para o biênio 2009-10. Há dois anos, Arnaldo Tirone venceu a disputa com Paulo Nobre e Salvador Hugo Palaia para ser o presidente em 2011-12. Agora, deve passar o bastão para um novato na função, Nobre ou Perin, em pleito marcado para 21 de janeiro.

Em comparação, o maior rival Corinthians, por exemplo, passou por Alberto Dualib, Andrés Sanchez e Mário Gobbi. O São Paulo teve, no período, apenas Marcelo Portugal Gouvêa e Juvenal Juvêncio; o Santos também contou com só dois presidentes: Marcelo Teixeira e Luis Álvaro de Oliveira.

E se teve mais presidentes que os adversários locais, teve bem menos títulos, já que viu todos eles levantarem a Libertadores, dois conquistarem Mundiais e também ganharem, juntos, seis Brasileiros. O alviverde paulista, por sua vez, levou só um Estadual e uma Copa do Brasil.

Veja quantos presidentes cada um dos grandes clubes brasileiros tiveram de 2004 a 2013, já contando o início dos mandatos no Flamengo (Eduardo Bandeira de Mello) e no Grêmio (Fábio Koff):

Palmeiras - 5
Corinthians - 3
São Paulo - 2
Santos - 2

Flamengo - 3
Fluminense - 3
Vasco - 2
Botafogo - 2

Atlético-MG - 3
Cruzeiro - 3

Grêmio - 4
Internacional - 3

Fonte: ESPN.com.br