Chega a ser ridículo mas é verdade! Eis a esmola oferecida pela KONAMI (e aceita) pelos clubes pela cessão total de direitos sobre suas marcas na edição 2013 de Pro Evolution Soccer:
1º SANTOS: R$ 119.000
2º SÃO PAULO: R$ 74.000
3º CORINTHIANS: R$ 70.000
4º INTERNACIONAL: R$ 55.000
5º FLAMENGO: R$ 52.000
6º PALMEIRAS: R$ 37.000
7º FLUMINENSE: R$ 35.000
8º GRÊMIO: R$ 35.000
Todos os demais clubes receberam menos de 25 mil reais pelo uso de suas valiosas marcas.
Só para termos um comparativo, a Liga BBVA (Campeonato Espanhol) e a TIM SERIE A (Campeonato Italiano) que negociam um pacote de valores divididos inicialmente igualmente entre os clubes, cada um levou mais de 330 mil reais, sendo que alguns times como Milan, Barcelona, Real Madri, Internazionale, Manchester United e Bayern Munich levaram quase 600 mil cada um.
Além disso, as ligas da Espanha, Itália, França e Holanda recebem percentuais pelas vendas em seus respectivos países, algo que não ocorre no Brasil.
Quando o assunto é marketing, o futebol brasileiro ainda usa bola de capotão.
A KONAMI culpa a falta de um negociador único, o que dificultaria ainda mais o licenciamento das marcas do futebol brasileiro. Cada clube se acha mais importante que o outro e merecedor de umas migalhas a mais.
Em resumo: Neymar, que estampa a capa do jogo na América Latina sozinho ganhou mais que o SANTOS FC, clube brasileiro que mais faturou com o direito de cessão de sua marca.
Fonte: ProEvolutionSoccerBrasil.com.br