A base do Vasco vem sendo alvo de críticas nos últimos meses, mas com a inauguração do Centro de Treinamento de Itaguaí algumas coisas mudaram para a melhor. Segundo Manuel Pereira, diretor não-remunerado das categorias de base, a mudança do departamento para o citado local fez com que o clube passasse a controlar a entrada de empresários nos treinamentos. Tal fato evita que os agentes da bola assediem os garotos e prejudiquem o clube numa futura negociação:
- Em Itaguaí, os empresários não importunam. Em São Januário, por conta de toda a circulação, a gente não tinha como impedir, mas em Itaguaí sim - disse ao "Só dá Base/Só dá Vasco".
Atual diretor das categorias de base, Mauro Galvão também comentou sobre o assunto, mas diferente do companheiro preferiu destacar que nenhum tipo de influência externa irá interferir na escalação das categorias. Segundo o eterno 'Capitão da América', os professores colocarão em campo aquele atleta que estiver rendendo nos treinamentos e demonstrar talento:
- Deixamos claro que os jogadores que se empenharem, se dedicarem e tiverem qualidade técnica vão jogar no Vasco. Vai depender deles, mas a gente sabe que no futebol para você chegar ao profissional não é fácil. Já vi muito jogador de qualidade não ter atitude certa e nunca chegar ao profissional. O jogador precisa vencer várias situações para alcançar o time profissional. É importante que eles entendam isso. Podem ter certeza que os melhores sempre terão oportunidade conosco - declarou ao "Só dá Base/Só dá Vasco" o antigo camisa 4 de São Januário.
Vale frisar que o atual centro de treinamento utilizado pelo Vasco é considerados um dos mais modernos do Brasil.
Fonte: Blog do Carlos Gregorio Jr - Supervasco