Ao assumir o cargo de diretor-executivo, René Simões declarou que gostaria de implantar uma filosofia de jogo nas categorias de base do Vasco da Gama. Algo que já é feito em algumas potências do futebol europeu, como o Barcelona, e em alguns clubes do Brasil, como o Santos.
A ideia do dirigente é a de colocar em campo um time com oito jogadores revelados em São Januário. É lógico que isso só acontecerá no futuro, até porque atualmente as categorias da base vascaína ainda não praticam a mesma filosofia de jogo.
Isso deve mudar a partir da próxima temporada. Em entrevista ao programa 'Só dá Base/Só dá Vasco' da última quarta-feira (12/12), o técnico da equipe mirim, Adriano Barreto, revelou que o Gigante da Colina já acenou com a possibilidade de implantar uma filosofia nas categorias inferiores:
- Foi falado algo sobre isso pelo superintendente Clóvis de Oliveira. Mas a coisa não avançou por conta das grandes mudanças que o clube passou em setembro. Não adianta iniciar uma metodologia com outra já em prática. Mas existe essa ideia do Vasco de fazer sua base seguir uma linha mestra. Com a chegada do Renê Simões com certeza vai acontecer uma reunião para alinhar isso - afirmou com exclusividade ao 'Só dá Base/Só dá Vasco'.
Apesar de achar interessante essa estratégia, Adriano sugeriu que o clube não fique refém de apenas um esquema de jogo. Segundo ele, seria interessante todas as categorias terem planos 'b' e 'c':
- Acho que essa linha mestra deve contar com variações. Até porque existem momentos dentro do jogo que você tem que variar. A partir do momento que o 4-4-2, por exemplo, estiver sendo batido, você tem que ter liberdade para criar situações para melhorar o desempenho da equipe - declarou ao ''Só dá Base/Só dá Vasco'.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco