O Grêmio voltará a carga sobre Éder Luis. Pretendido já no meio do ano passado, o atacante do Vasco foi solicitado novamente pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. E agora o quadro mudou em favor dos gaúchos. O clube carioca passa por momentos difíceis com atraso de salários e falta de dinheiro. Com isso a tendência aponta para uma negociação mais tranquila.
Já no ano passado o clube portoalegrense não escondia o desejo de contar com o jogador. Mas como a prioridade era do clube da Colina, a negociação não foi concluída.
"Se eu tivesse contratado Éder Luís, teríamos sido campeões brasileiros", disse ao fim do ano o então dirigente gremista Paulo Pelaipe - hoje no Flamengo. O técnico Vanderlei Luxemburgo, por sua vez, citou o jogador em repetidos momentos enaltecendo qualidades de velocidade, drible e capacidade de desestabilizar a defesa adversária.
Exatamente estes pontos foram elencados como deficientes no grupo do Grêmio. Quando o time tricolor encontrava defesas fechadas pela frente, não conseguia romper a barragem pela falta de um jogador com as características de Éder.
Por precisar deste jogador, e aproveitando-se da atual situação do Vasco, uma proposta deve ser encaminhada nos próximos dias.
O Vasco comprou Éder Luis junto ao Benfica-POR no meio de 2012. O camisa 7 assinou contrato por quatro anos. A transação também envolveu o volante Fellipe Bastos e foi realizada por cerca de R$ 8 milhões pelos dois jogadores. No entanto, a informação é que a diretoria cruzmaltina ainda não quitou o pagamento integral em virtude da crise financeira. Com 100% das receitas bloqueadas na Justiça, o clube se vê de mãos atadas.
Por isso, o Gigante da Colina estuda liberar atletas com vencimentos altos para reduzir a folha salarial. Carlos Alberto e Alecsandro estão em pauta. Inicialmente, Éder Luis não faz parte da lista, mas a possibilidade não está descartada. O clube carioca quer moldar o elenco antes de realizar qualquer contratação.
O fato de o atleta ter feito uma temporada abaixo da média também pode contribuir para uma saída. Éder Luis disputou 43 jogos e marcou sete gols, dois na última rodada do Campeonato Brasileiro. As lesões musculares atrapalharam bastante o atacante durante as competições.
Com 27 anos, 1,70 de altura e 69 Kg, consta na carreira de Éder Luís passagens por Atlético-MG, Benfica, São Paulo e Vasco. No Atlético, Luxa não chegou a comandar o atacante, já que ele foi vendido tão logo o técnico assumiu, no fim da temporada 2009.
No elenco do Grêmio, atualmente, Leandro e Bertoglio - que está emprestado - são os únicos atacantes de velocidade. André Lima, Marcelo Moreno, Kleber e Willian José - que será confirmado como contratação na quinta-feira - são os demais jogadores de ataque do grupo.
Fonte: UOL