O Vasco está disputando o Campeonato Brasileiro sub-20 com um elenco bastante rejuvenescido. Tudo isso por conta de um planejamento elaborado pela comissão técnica e a diretoria de base. Tal plano visa dar rodagem a jogadores que demonstraram ter qualidade em categorias inferiores e entrosar o time que disputará no início de 2013 a Copa São Paulo de Futebol Junior.
Neste panorama, atletas como Matheus Índio, Thalles, Daniel Pessoa e Danilo, destaques do time juvenil, ganharam espaço e viram atletas mais velhos (gerações 92 e 93) deixarem de ser aproveitados. Dentre esses vale destacar o lateral-direito Michel, o meio-campo Luciano e atacante Rodrigo Dinamite, que foram bastante utilizados nas competições anteriores.
O responsável por essa seleção de atletas é o técnico Sorato. Em entrevista exclusiva ao Blog, ele revelou que a promoção de atletas da categoria juvenil já havia sido programada e faz parte de uma nova metodologia de trabalho que vem sendo implantada dentro de São Januário:
- A gente já havia feito um planejamento para esses dois atletas. São jogadores que estão se destacando. É claro que a gente ter calma com esses meninos, mas acho importante eles estarem conosco aqui para a formação e para adquirirem experiência. A qualidade deles é muito grande e por isso optamos por inseri-los aqui no Juniores. Nosso objetivo é conhecê-los de perto e ir trabalhando pensando na evolução deles - declarou com exclusividade.
O discurso foi repetido pelo atual diretor das categorias de base, Mauro Galvão. Segundo ele, essa nova metodologia de trabalho, que também inclui treinamentos idênticos aos realizados pelo time profissional, fará com que os atletas cheguem mais preparados e não sintam tanto uma promoção ao time de cima:
- Levamos o Thalles, o Daniel Pessoa, o Danilo e o Índio, que chegaram recentemente da Seleção, e o Gabriel. A gente quer que essa garotada pegue o ritmo do Juniores. Isso explica a convocação desses jogadores mais jovens. Isso fará com que a equipe chegue à Taça São Paulo entrosada e com mais rodagem. A nossa ideia aqui é a de colocar sempre o time para frente. Se o jogador tem qualidade, ele terá preferência e será utilizado - declarou Galvão ao programa Só dá Vasco.
O eterno capitão da América acertou com o Vasco em setembro e de lá pra cá vem fazendo modificações nas categorias de base. A saída de alguns jogadores que não vinham aproveitados e a demissão dos técnicos Galdino e Tornado foram algumas das mudanças feitas durante a 'Era Galvão'.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr