A FALSA CONCILIAÇÃO
10 de dezembro de 2012
Ninguém pode negar que o Grande Benemérito Fernando Horta é um vascaíno de quatro costados. Digo mais: Fernando Horta é a cara do Vasco. Não deste Vasco que aí está, subserviente, submetido a papéis ridículos por um “presidente” banana ou pamonha, como preferirem. Fernando Horta é sujeito homem, de luta, que prima pelo seu jeitão português trasmontano de se expressar de forma direta e sincera, coisa que está faltando na politicagem que tomou conta do Vasco, há algum tempo.
Estive com Horta poucas vezes, mas sempre guardei dele a impressão de um cara honesto, trabalhador, que ama verdadeiramente o Vasco, e cuja liderança transformou uma pequena escola em uma das maiores escolas de samba do carnaval carioca.
Futebol é paixão. Quem se mete na administração e na política de um clube de futebol, deve estar vacinado contra as críticas mais contundentes e apaixonadas. Cartola é igual a árbitro de futebol, deve estar preparado para tudo.
O torcedor, assim como a mídia, deve ter liberdade de expressão, como forma de extravasar seus sentimentos. Do contrário, seria o caso de serem promovidos processos coletivos contra os gritos em coro entoados pelas torcidas nas arquibancadas.
O torcedor, seja o mais humilde vascaíno anônimo de arquibancada ou até mesmo um Grande Benemérito, tem sentimentos apaixonados que levam muitas vezes até mesmo à compulsão da verdade, e quem diz a verdade não merece castigo. Portanto, o dirigente tem que estar imune a isto, caso contrário, peça pra sair ou então envide todos os esforços para administrar com competência e obtenha bons resultados, principalmente esportivos. O que definitivamente não é o caso desta caótica “administração”.
Este “novo Vasco”, a cada dia, me reserva uma desagradável surpresa. Agora com a notícia de que o Fernando Horta é alvo de três ações criminais, sendo duas delas de autoria do Peralta.
Outro dia recebi um telefonema de um Grande Benemérito me dizendo que tinha estado com o Peralta, e que este estaria promovendo encontros com grandes vascaínos, de diversas facções, no sentido de ajudar o Vasco neste dificílimo momento, numa espécie de cruzada de conciliação dentro do Clube. Como alguém se propõe a conciliar as diversas facções hoje existentes em nossa Agremiação e começa por processar um dos que deveriam ser chamados para esta dita ação salvadora?
Tudo soa falso, oportunista, leviano e inconsistente, traduzindo as características da personalidade do atual “presidente”.
Quem propõe pacificação deve, no mínimo, estar com o espírito desarmado, tal como fiz em 2011, logo no início da campanha, abrindo mão da minha própria candidatura, desde que Roberto fizesse o mesmo. Embora instado pelos seus próprios parceiros, infelizmente ele não aceitou, aprofundando a crise e levando o Vasco a desafortunada situação em que se encontra. Como de hábito, Roberto colocou seus interesses pessoais e políticos acima do Vasco.
Somos induzidos a crer que esses processos que estão sendo movidos contra o Horta, resultam de críticas que eventualmente tenham sido feitas a atual “administração”, que inegavelmente possui um imenso telhado de vidro, cuja blindagem há muito já foi pra cucuia.
Sobre o assunto recomendo a leitura de dois artigos que publiquei no meu Blog: RADIOGRAFIA DA “ADMINISTRAÇÃO” ROBERTO DINAMITE(http://www.pedrovalente.com.br/blog/vasco/radiografia-da-administracao-roberto-dinamite) e RADIOGRAFIA DA “ADMINISTRAÇÃO” ROBERTO DINAMITE – PARTE II(http://www.pedrovalente.com.br/blog/vasco/radiografia-da-administracao-roberto-dinamite-parte-ii), para que todos os vascaínos e o próprio Judiciário tirem suas conclusões sobre as supostas declarações de Horta.
A verdade é que quem continua fazendo parte desta desastrada “administração”, eivada de irregularidades, calotes, nepotismo, prestação de contas (2009, 2010 e 2011) reprovadas pelo Conselho Fiscal, vergonhosa queda para a segunda divisão, rebaixamento da primeira para a sexta posição nas cotas de TV, “administração” esta já abandonada pela maioria dos que colocaram Dinamite no poder, está sujeito às críticas veementes e pesadas por parte daqueles torcedores apaixonados, que se indignam com a situação deprimente em que foi colocado o nosso glorioso CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.
PEDRO VALENTE
GRANDE BENEMÉRITO
Fonte: Site oficial de Pedro Valente