O Vasco não conseguiu terminar 2012 em vantagem contra nenhum de seus rivais mais tradicionais. Nos 13 clássicos disputados na temporada, foram registradas 5 vitórias do Gigante da Colina, 1 empate e 7 derrotas. O pior desempenho foi contra o Botafogo: 1 vitória e 3 derrotas em 4 jogos. Contra o Flamengo, equilíbrio total: 2 vitórias, 1 empate e 7 gols para cada lado. Já diante do Fluminense, houve empate em vitórias (2 para cada um), porém vantagem tricolor nos gols marcados: 7 a 6.
As duas decisões que o Vasco disputou contra rivais terminaram com a vitória do adversário. Na Taça Guanabara, deu Fluminense: 3 a 1; na Taça Rio, o Botafogo saiu vencedor pelo mesmo placar. Menos mal que as 2 vitórias contra o Flamengo nas semifinais de cada Taça fizeram com que o Gigante da Colina encerrasse o ano com equilíbrio nos mata-matas: 2 vitórias e 2 derrotas.
Alecsandro foi o artilheiro vascaíno nos clássicos de 2012. Foram 4 gols assinalados, sendo 2 contra o Fluminense, 1 sobre o Flamengo e 1 diante do Botafogo. Apenas o "Alecgol" conseguiu balançar as redes contra todos os 3 rivais cariocas. A seguir, na tábua de goleadores nos clássicos, vieram Carlos Alberto e Eder Luis, com 3 tentos cada.
Confira, abaixo, um resumo do desempenho vascaíno nos clássicos em 2012: