Além de negociar o patrocínio master com a Nissan no valor de R$ 20 milhões anuais por duas temporadas, o Vasco vê possibilidade de turbinar os cofres com um novo fornecedor de material esportivo a partir do segundo semestre de 2013. A Nike planeja fazer até o final de dezembro uma proposta oficial ao Cruzmaltino no valor de R$ 70 milhões por três anos de contrato. Atualmente, o clube é vestido pela Penalty, cujo compromisso vai até o meio de 2014.
A Nike não pretende pagar a multa rescisória. Porém, o valor cairá 80% a partir de julho de 2013, o que facilita as partes no processo, e o próprio clube carioca pode arcar em cima do montante recebido por antecipação. A proposta da empresa coloca o Vasco próximo ao Corinthians em ordem de importância. O desejo é implantar um projeto para a internacionalização da marca. São pouco mais de R$ 23 milhões/ano entre capital e material esportivo. Além disso, existe a ideia de colocar um jogador de relevância com salários pagos pela fornecedora, assim como ocorre em alguns clubes.
Os dirigentes não admitem publicamente, mas existe um desgaste na relação com a Penalty. O contrato rende pouco mais de R$ 7 milhões/ano, quando poderia superar os R$ 12 milhões. As constantes investigações do Conselho Fiscal sobre as falhas contribuem para que as partes encontrem uma solução incluindo a mega loja construída pela empresa em São Januário.
Nos últimos meses, os dirigentes do Vasco receberam visitas de executivos da Nike para análise e formatação de uma proposta. Nos bastidores da Colina histórica, a informação é a de que uma carta de intenções pode ser assinada já no início de 2013 para a substituição no segundo semestre. Quando questionado sobre o assunto, Eduardo Machado, vice-presidente de marketing, se esquiva de todas as formas possíveis.
“São especulações que acontecem até pelo tamanho da marca Vasco. É natural um outro patrocinador ou fornecedor se interessar pelo clube. Mas não recebemos nada. Respeitamos os nossos parceiros e temos o desejo de permanecer com eles. Chegando documentos oficiais vamos observar com seriedade e comunicá-los de forma correta para tratarmos essas situações”, afirmou.
As portas de São Januário estão aparentemente abertas para a Nike. Entretanto, a Olympikus pode ser uma concorrente de peso no processo. A fornecedora está próxima de deixar o Flamengo, que deve vestir Adidas em breve. Com isso, planeja se manter no futebol carioca migrando para o principal rival do clube da Gávea. O objetivo é tentar chegar próximo da proposta da Nike e discutir os pontos favoráveis com os dirigentes. Em crise financeira, a luz no fim do túnel pode passar pela troca do vestuário na Colina.
Fonte: UOL