O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, ou Feira de São Cristóvão, é, em sua maioria, frequentado por pessoas que tem origem na região. Porém, os mais atentos que costumam visitar o local já perceberam que existe um equatoriano batendo ponto com seu “portunhol” por lá.
Alecsandro foi quem apresentou o lugar para Tenório. O Demolidor gostou tanto que, ao menos uma vez na semana, passa por lá após os treinos para almoçar.
No restaurante Baião de Dois, fica à vontade para degustar a culinária brasileira e brincar com os garçons, que já ouvem as brincadeiras do bem humorado jogador.
O laço com a culinária brasileira e o jeito fácil de lidar com os tupiniquins fazem Tenório se sentir cada vez mais em casa.
– Gostei muito da cidade e a ideia é ficar aqui por um tempo mais. As pessoas aqui são muito abertas, amáveis. Isso é muito bom. Você não se sente mal em nenhum lugar. Eu e minha família estamos muito agradecidos e felizes no Rio. No time está perfeito. O relacionamento está muito bom. Quero continuar – diz o Demolidor, que tem contrato até o fim de 2013.
Na Feira, Tenório ficou encantado e recomenda a carne seca, o baião de dois, o suco de cajá e a “palhaçada”, nome sem maiores explicações dado por Alecsandro para o tradicional queijo coalho:
– O Alecsandro falou: “vou lhe levar para almoçar num lugar maneiro”. Então, chegamos no restaurante e ele disse: “Traz aquela palhaçada para esse cara aí”. Então, trouxe aquele queijinho gostoso. Uma delícia! Foi sucesso! O prato chegou e acabou na hora! (risos)
Adaptado e já fortalecido com a “sustância brasileira”, ele espera que em 2013 retribua o carinho:
– Desde o primeiro jogo, desde que comecei a treinar, a torcida sempre me apoiou. Esse ano vou me preparar bem e, se o treinador precisar de mim, vou estar sempre lá, dentro e fora de campo, para o Vasco estar no melhor lugar.
Cardápio sugerido por Tenório
‘Palhaçada’
O prato chamado por Tenório de “palhaçada” é uma porção de queijo coalho servido com melaço de cana.
Carne seca ou de sol
Demolidor gosta das duas, sempre acompanhado de baião de dois.
Encucado
Como sugestão de culinária equatoriana, Tenório recomenda o “encucado”, tradicional prato de sua cidade, Esmeraldas. É feito com coco e peixe ou carne.
Gírias cariocas que Tenório adotou
Bolado
Tenório aderiu à gíria que caracteriza a pessoa preocupada.
Cara
Em seu dicionário não há mais a palavra “pessoa”. Só “cara”.
Fechamento
Demolidor tem chamado assim seus amigos no Brasil.
Bate-Bola: Tenório em entrevista ao L! no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
Você se adaptou facilmente à culinária brasileira?
É quase parecida com a do Equador. Normalmente, as comidas das cidades ao nível do mar são quase iguais. A comida da minha cidade é bem parecida (Esmeraldas), mas se for comparar com Quito, a capital, é bem diferente. A comida aqui é mais parecida com a da minha cidade. Então para mim foi tranquilo. Eu adorei!
Seu português está cada vez mais afiado....
A maior parte do português que falo aprendi com o Felipe (jogaram juntos no Al-Sadd, do Qatar). Então, quando chega um treinador para conversar, isso me ajuda muito. A minha ideia é aperfeiçoá-lo para falar perfeitamente. Eu adoro o português.
Gostou do funk que o MC Charles fez para você?
Impressionante. Já falei com o Charles, dei meu agradecimento a ele. Fiquei muito motivado. Os jornalistas do Equador já me ligaram para falar da música. Cheguei no vestiário, aí os caras: "E aí, Demolidor! Já escutou sua música?". E eu respondi: "Que musica?". Aí entrei na internet e escutei. Realmente é muito maneira.
E os ritmos brasileiros estão aprovados?
Os ritmos aqui do Brasil se parecem com os que tocam no Equador. Aqui tem o funk, lá nós temos o reggaeton, que é um ritmo parecido. Aqui os caras tem muito samba, muito forró. E eu escuto de tudo. Sou um cara que gosto de musica, gosto de dançar. Não fico sem música. Ouço de tudo. Hip hop também.
E os companheiros de Vasco deixam você colocar o reggaeton?
Normalmente concentro com o Eduardo Costa. Aí, para não atrapalhar, eu coloco os fones. Mas na academia eu já mando meu som lá em cima. Eu tenho várias músicas. Boto o reggaeton e vai todo mundo no embalo.
O jogo contra Sport, quando você voltou de lesão e fez gol, foi o mais marcante até agora?
Aquele momento foi incrível. Na hora que fiz o gol foi incrível porque todo mundo veio me abraçar. Companheiros, preparadores físicos, treinador... Foi aquela sensação de ver um colega seu, que enfrentou uma lesão séria, voltando e fazendo gol. Vou ser eternamente agradecido ao Vasco.
Hits de Tenório
Daddy Yankee
Porto-riquenho, é o principal cantor de reggaeton, ritmo popular da América Latina.
Tito Rojas
Cantor porto-riquenho de salsa, ritmo que Tenório gosta muito de dançar.
Gusttavo Lima
Demolidor já aderiu à moda sertaneja e ouve o cantor brasileiro.
Tenório ao lado dos garçons de seu restaurante predileto | Demolidor já adotou o estilo carioca. Ele quer continuar no Vasco | Tradições nordestinas chamaram a atenção do Demolidor |