No amistoso de preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20, contra a Portuguesa-RJ, o técnico Sorato não pôde contar com o goleiro Gabriel e o lateral Richard, ambos de 17 anos, por um motivo inusitado. Os dois não atuaram no duelo da última terça-feira por terem que fazer uma prova no Colégio Vasco da Gama no mesmo dia.
Treinador dos juniores do Vasco há menos de três meses, o ex-atacante viveu essa situação pela primeira vez. Como treina jogadores de 18 ou 19 anos, idade dos juniores, Sorato dificilmente tem contato com atletas ainda em idade escolar. Mas dessa vez precisou recorrer a jogadores do juvenil, já que três de seus jogadores - Marlone, Jhon Cley e Romário - foram incorporados ao time principal.
- Só aconteceu justamente com esses dois garotos que subiram do juvenil e ainda estão no colégio. Essa época do ano é das provas finais. Mas foi só nesse dia que coincidiu - explicou, por telefone.
O time estreia no Brasileiro Sub-20 nesta sexta-feira, às 15h30m (de Brasília), contra o Sport. A competição é organizada pela Federação Gaúcha e dividida em quatro grupos na primeira fase. O do Vasco, disputado em Gravataí (RS), tem também Cruzeiro, Ponte Preta e Santos.
Sorato minimizou os desfalques por motivos escolares no amistoso - eles viajaram com a delegação para o Rio Grande do Sul - e destacou que a formação oferecida pelo clube de São Januário deve ser a prioridade.
- O Vasco dá toda a condição para eles. A carreira é importante, mas eles precisam também priorizar o estudo. Eles estão entendendo isso e estão cumprindo todas as etapas do colégio - disse.
Fonte: GloboEsporte.com