Foi no Tribunal, mas o Goytacaz comemorou o retorno à Primeira Divisão do Carioca. O clube de Campos, no Norte Fluminense, conseguiu resultado favorável sobre o Quissamã nesta quinta-feira em julgamento do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) e vai herdar a vaga do campeão da Série B do Estadual deste ano. O placar a favor do Goyta foi de 7 a 2. Mas a presença do Goyta na elite ainda pode ser mudada se o Quissamã acionar o STJD.
O Goytacaz alegou que o Quissamã descumpriu o regulamento, em seu artigo 14, ao não protocolar dentro do prazo a documentação que comprovava que o clube estava interessado em jogar no estádio Armando Carneiro, que era dia 10 de novembro.
- O critério técnico que consta na Lei Pelé e no Estatuto do Torcedor, citados pela defesa do Quissamã, é para evitar, por exemplo, o que fez o Fluminense, de subir da terceira para a primeira divisão (do Brasileiro). Mas não é vedado ao regulamento estabelecer regras de acesso e descenso. Temos que relevar o artigo 14 do regulamento, que prevê o impedimento de acesso para quem o descumprir. É justo ou injusto? É o regulamento. Vamos receber a Copa e devemos mostrar ao mundo que o regulamento aqui é cumprido – afirmou o auditor Marcelo Juca Barros, um dos que votaram a favor do time de Campos.
O Quissamã recebeu uma vistoria da Ferj em 28 de agosto no estádio Carneirão, mas o Tribunal e a Federação não consideraram essa visita como manifestação de interesse e forma de cumprir por parte do clube.
- O Quissamã pediu a vistoria, é verdade. E foi feita. Mas a vistoria apresenta 20 irregularidades e nada foi feito. Mas o estádio está aprovado? Até hoje o artigo 14 não foi cumprido. Não podemos apresentar uma casa sem teto. Poderia colocar outra casa? Poderia, mas não colocou. Então o Goytacaz está rigorosamente dentro do seu direito – afirmou o advogado do Goytacaz, Domingos Moro.
Com o resultado no Tribunal, a única alteração na tabela do Carioca é a substituição do Quissamã pelo Goytacaz. Com isso, o adversário da estreia do Flamengo na competição de 2013 passa a ser o time campista.
Fonte: Lancenet