Enquanto, no discurso, a diretoria vascaína aponta as forças para a próxima temporada, na prática, o panorama é um pouco diferente. A proposta orçamentária para 2013 ainda não foi entregue para a análise do Conselho Fiscal (o prazo, segundo o estatuto, é 30 de novembro) e o tempo para que o Conselho Deliberativo aprove ou não o documento está chegando ao limite, já que todo esse processo tem de ser feito ainda este ano.
Segundo o LANCE!Net apurou, a comissão formada pelo presidente Roberto Dinamite – coordenada pelo vice de finanças, Nelson de Almeida – para cuidar do assunto sequer chegou a se reunir. Há quem acuse até que o tema ainda não foi posto à mesa.
Porém, nos bastidores de São Januário, comenta-se que o documento foi aprontado por Luiz Gomes, diretor-geral, e Francisco Moura, um dos membros da comissão citada, mas ainda não chegou às mãos de Hélio Donin, presidente do Conselho Fiscal cruz-maltino.
Há, inclusive, entre conselheiros do clube, o temor de que, devido ao prazo apertado, aconteça o mesmo do que ano passado, quando o orçamento foi aprovado pelo Conselho Deliberativo para impedir que fosse utilizado o de 2011 com reajustes (o estatuto rege que “se o Conselho Deliberativo não aprovar a proposta orçamentária até o dia 31 de dezembro de cada ano, considerar-se-á automaticamente prorrogado o orçamento em vigor, corrigido monetariamente, com base nos índices oficiais à época).
Em contato com o LANCE!Net, Isac Zagury, presidente da Associação Amigos do Vasco e um dos membros da comissão, garantiu que o trabalho da comissão orçamentária está em processo.
Se a situação não parece das melhores para o Vasco quando o assunto é o ano que está para entrar, pode ficar ainda pior sem um norte no quesito financeiro.
Bate-Bola
Hélio Donin - Presidente do Conselho Fiscal do Vasco sobre o orçamento de 2013
O Conselho Fiscal já recebeu a proposta orçamentária de 2013?
Ainda não recebemos essa previsão da comissão de finanças e externei a minha preocupação ao Luiz Gomes (diretor-geral) durante a reunião que fizemos na quinta-feira passada para falar sobre as contas de 2011 e do orçamento para o ano que vem.
As finanças do Vasco têm sido motivo de preocupação. Com esse atraso no orçamento, a situação pode ser agravada?
Estatutariamente já passou o prazo para entregar isso. A comissão tinha de entregar o planejamento até o dia 31 de outubro e o Conselho Fiscal teria um mês para avaliar e dar o parecer. Passei para o Luiz Gomes para apressar isso. Senão, o Conselho Fiscal vai ficar sem prazo para dar o parecer, o que vai prejudicar a diretoria em 2013.
O balanço de 2011 precisa ser alterado, a análise dos balancetes de 2012 está paradas e a proposta orçamentária ainda não foi entregue. Como o senhor analisa isso?
Esse ano foi muito conturbado internamente, principalmente após a saída do Nelson Rocha (ex-vice de finanças). O Luiz Gomes me passou que as modificações nas contas de 2011 estão bem adiantadas, mas o prazo se encerra no dia 22. Além do mais, ninguém do jurídico me passou sobre a situação dos contratos com a Penalty e do Torcedor Afinidade. É necessário.
O que diz o estatuto quanto ao prazo:
"CAPÌTULO XV
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art 130º - Até dia 31 (trinta e um) de outubro de cada exercício será nomeada a Comissão responsável pela elaboração da proposta orçamentária para o exercício seguinte, cuja Comissão terá o prazo improrrogável de 30 (trinta) dias para o cumprimento desta tarefa"
Fonte: Lancenet