Eder Luis entre os melhores atacantes da rodada pelo GloboEsporte.com

Segunda-feira, 03/12/2012 - 17:47

O melhor jogador do futebol brasileiro encerrou 2012 com mais uma atuação de encher os olhos. Na última rodada do Brasileirão, Neymar deu show aos espectadores na Vila Belmiro e recebeu nota 9,5 após levar os zagueiros do Verdão à loucura, marcando dois gols e ainda dando o passe para Victor Andrade marcar outro na vitória por 3 a 1. Desta forma, Neymar leva o Armandinho da última rodada do campeonato e deixa o torcedor ciente de que poderia ter visto mais belos desfiles de talento do craque, que muitas vezes desfalcou o Santos por causa das convocações à seleção brasileira.

Em outro clássico paulista, valeu o brilho de Maicon na partida. O meia do São Paulo, que atuou mais recuado diante do Corinthians, marcou dois gols - um deles o mais bonito da rodada - e ajudou a equipe a sair com a vitória por 3 a 1, sendo avaliado com nota 9,0. Na partida que culminou com o rebaixamento do Sport, destacou-se o goleiro Saulo. Enquanto esteve em campo, ele pegou até pênalti, mas sofreu uma lesão e viu o time ser derrotado para o Náutico por 1 a 0. Ainda assim, ele recebeu nota 8,5.

A seleção do campeonato e o vencedor do Troféu Armando Nogueira serão anunciados na próxima terça-feira, 4 de dezembro. Vale lembrar que a apuração é feita a partir das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.



GOLEIRO:

Enquanto estava em campo, o placar estava em branco. Uma lesão, no entanto, tirou Saulo da partida, que viu do banco de reservas o Sport ser derrotado pelo Náutico por 1 a 0 e cair para a Série B de 2013. Com o time assustado em campo, coube ao paredão do Leão ser o principal nome da equipe na partida, pegando pênalti cobrado por Kieza e fazendo outras quatro grandes defesas (veja a melhor delas no vídeo ao lado), que lhe renderam nota 8,5. Outro que teve grande atuação debaixo dos postes foi Dênis, do São Paulo. Sem culpa no gol do Corinthians, ele foi providencial na vitória do Tricolor por 3 a 1, com três grandes defesas, e recebeu nota 8,0.

LATERAL-DIREITO:

Com as lesões de Leonardo Moura ao longo do Brasileirão, Wellington Silva soube aproveitar as chances que teve e demonstrou boas atuações, conquistando a confiança da torcida. Contra o Botafogo não foi diferente. O lateral do Flamengo foi participativo, ajudou na marcação, mas principalmente teve bom desempenho no ataque. Foram dele os cruzamentos para os gols rubro-negros no clássico, marcados por Vagner Love e Nixon. Com isso, ele recebeu nota 8,0, sendo o melhor de sua posição na rodada. Luis Ricardo, da Portuguesa, foi outro a se destacar, durante a partida contra a Portuguesa e recebeu nota 7,0.

ZAGUEIROS:

Se não foi impecável na marcação, Réver mais uma vez foi decisivo no ataque. A bola parada foi uma arta letal do Galo ao longo do campeonato e, desta vez, definiu a vaga da equipe na fase de grupos da Libertadores 2013. Após cobrança de escanteio de Ronaldinho, o zagueirão subiu mais alto que todos e testou firme para o fundo da rede do rival (veja no vídeo ao lado), dando números finais ao confronto, vencido por 3 a 2, e garantindo nota 7,0. Em outro clássico acirrado, destacou-se Rodrigo Moledo, do Internacional. Mesmo com a equipe tendo perdido dois jogadores por expulsões, o defensor colorado se desdobrou e foi providencial para que a equipe saísse sem levar gols do Grêmio na despedida do Olímpico, também levando nota 7,0 dos avaliadores.

LATERAL-ESQUERDO:

Apesar da derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, o volante Everton, improvisado na lateral esquerda foi um dos grandes nomes do agitado clássico mineiro e recebeu nota 7,5. Participativo durante todo o confronto, ele foi importante na marcação e vibrou muito com intervenções aos ataques do Galo. Além disso, foi ótima opção ofensiva, dando dribles, partindo para a cima dos defensores e aparecendo para finalizar. Em uma das oportunidades, recebeu lançamento de Thiago Carvalho e marcou o segundo gol da Raposa na partida (veja no vídeo ao lado). Vale ainda os destaques para Lima (Botafogo), Dênis (Coritiba) e Richarlyson (Atlético-MG), todos com nota 7,0.

VOLANTE:

Três chutes e dois gols. Um deles um golaço (veja no vídeo ao lado). Nada mal para Maicon, que atuou mais recuado, fazendo a posição de volante ao lado de Casemiro, mas com liberdade para aparecer no ataque. O jogador foi um dos principais articuladores de jogadas do São Paulo no clássico e se destacou no poder de finalização que deu a vitória para o Tricolor por 3 a 1 contra o Corinthians. A atuação lhe rendeu nota 9,0, a melhor entre os atletas que atuaram na sua posição. Outro que esteve bem foi Souza, do Náutico, que conseguiu cinco roubadas de bola e ainda foi muito perigoso nas cobranças de bola parada, dando muito trabalho à defesa do Sport. Assim, ele recebeu nota 7,0.

MEIA:

No temporal que castigou o Couto Pereira, brilhou o talento de Everton Ribeiro. O meia do Coritiba foi avaliado com nota 8,0 graças ao faro matador na boa vitória sobre o Figueirense por 3 a 0. Como um atacante, ele cabeceou com estilo após cruzamento de Robinho (veja no vídeo ao lado) e ainda aproveitou o rebote do goleiro para estufar a rede adversária e dar números finais ao confronto. Outro que esteve bem na rodada foi Douglas, do São Paulo. O lateral, que tem atuado como meio-campista, foi providencial na vitória tricolor sobre o Timão e recebeu nota 7,5. Além de marcar um gol, ele ainda deu o lançamento que culminou com o terceiro da equipe, marcado por Maicon. Vale o destaque para Robinho, do Coxa, que deu passe para dois gols da equipe e também foi avaliado com 7,5.

ATACANTE:

Após viver má fase durante o Brasileirão deste ano, Eder Luis voltou a ter boa atuação e foi o principal destaque do Vasco na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense. Incansável no ataque, ele finalizou seis vezes ao gol do Flu para marcar dois gols, sendo o segundo de extrema calma e categoria (veja no vídeo ao lado). O atacante recebeu nota 8,0 - a sua maior no campeonato - e pela primeira vez entrou na seleção. Autor do gol do que definiu o rebaixamento do Sport, Araújo foi um dos principais nomes do Náutico na partida. A defesa do Leão teve muito trabalho com o "Samurai", que foi avaliado em 7,5. E o melhor entre todos da rodada foi Neymar, que recebeu 9,5. Com dois gols e uma assistência no clássico contra o Palmeiras, o craque entreteu os presentes na Vila Belmiro com seu talento e pôde dar um adeus digno a 2012, com grande atuação.



Fonte: Sportv.com