O Vasco inicia nesta segunda-feira a reformulação do departamento de futebol para a próxima temporada. Após o encerramento do Campeonato Brasileiro, no qual ficou na 5ª posição, com 58 pontos, o clube planeja anunciar o novo diretor executivo de futebol até terça-feira. René Simões e Felipe Ximenes são os favoritos para o cargo. O primeiro é desejo antigo do presidente Roberto Dinamite.
No entanto, a proposta salarial feita pelo ex-diretor das categorias de base do São Paulo pode dificultar a negociação, embora o acordo seja dado como certo nos bastidores de São Januário. Simões pediu R$ 250 mil mensais. Por sua vez, o Cruzmaltino pretende chegar no máximo aos R$ 150 mil. O profissional ainda estuda a possibilidade de atuar como técnico na carreira e deve manifestar ao mandatário o seu desejo antes de alinhavar qualquer compromisso.
Caso René Simões não acerte com o Gigante da Colina, Felipe Ximenes passa a ser a opção na sequência. Com alguns anos de trabalho no Coritiba, o profissional é bem visto no mercado e teoricamente possui um salário mais baixo, o que faz diferença considerável na atual crise financeira do clube carioca. Roberto Dinamite pretende conversar com os dois profissionais até terça.
“Quando falei do René Simões não foi a primeira vez. Foram duas ou três vezes que a bola bateu na trave e não entrou. Isso não é normal. Quando ele estava no São Paulo, conversei com o presidente Juvenal sobre isso. Agora existe novamente essa possibilidade. Já conversamos duas vezes e vamos falar novamente para buscar essa solução. Com relação ao René ou ao Felipe Ximenes, temos conversado primeiro com o René. Existe uma grande possibilidade de ele ser anunciado nas próximas horas”, afirmou Roberto Dinamite à Rádio Globo.
Daniel Freitas, atual diretor de futebol, pode ser demitido ou realocado na função de gerente. Porém, a primeira opção vem ganhando força, já que o dirigente recebeu aumento no início do ano e teria um salário acima dos padrões para o novo cargo. O clima é de apreensão para as substituições, que vão ocorrer primeiro no comando do departamento. Após a troca, a nova estrutura mudará automaticamente peças do elenco com o auxílio do diretor técnico Ricardo Gomes.
Um nome que já está certo para trabalhar no Vasco em 2013 é o de Cristiano Koehler, atual diretor geral do Grêmio e responsável pelo projeto da nova arena do clube gáucho. Ele será o “presidente remunerado” do Cruzmaltino e responsável por toda a reestruturação econômica do clube. Koehler trabalhou entre 2010 e início de 2011 em São Januário.
Fonte: UOL