A Revista Placar e a ESPN premiam nesta segunda-feira os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro de 2012. Em sua 43ª edição, o Prêmio Bola de Prata será entregue aos melhores de cada posição, ao artilheiro da competição nacional e àquele que for considerado o melhor de toda a disputa, ao qual é dado o troféu Bola de Ouro.
A ESPN Brasil transmite a cerimônia ao vivo a partir das 12h. O ESPN.com.br faz cobertura total da festa e ainda mostra, também ao vivo, o lado dos bastidores a partir das 12h30.
Até a penúltima rodada, Neymar liderava a corrida pela honraria máxima, seguido por Ronaldinho Gaúcho. O santista levou o prêmio em 2011, logo, pode ser bicampeão genuinamente, isto é, levar a maior congratulação por duas temporadas seguidas, algo que só se deu duas vezes.
Primeiro com Paulo Roberto Falcão, que venceu em 1978 e 1979, pelo Internacional. Depois com o goleiro Roberto Costa, que levou em 1983, pelo Atlético-PR, e 1984, pelo Vasco. Já Ronaldinho pode dar a terceira Bola de Ouro da história do Atlético-MG - Toninho Cerezo ganhou em 1977 e 1980.
Fonte: ESPN.com.br
Nota da NETVASCO: Até a 37ª rodada, Juninho Pernambucano era o 5º colocado no geral (Bola de Ouro) e o 2º entre os meio-campistas (2 são premiados), Dedé era o 5º entre os zagueiros (2 são premiados) e Fernando Prass o 4º entre os goleiros (1 é premiado).