Vencer um clássico para encerrar a temporada com impressão positiva e voltar a ocupar o sexto lugar do Campeonato Brasileiro para pular duas fases na Copa do Brasil em 2013. As duas motivações estão na ponta da língua dos jogadores do Vasco para o duelo com o Fluminense, neste domingo, às 17h, no Engenhão, e se juntaram a uma mais singela: garantir ao técnico Gaúcho a invencibilidade pessoal na temporada. Até aqui, são quatro partidas, com duas vitórias e dois empates, mesmo encarando o desafio em meio à turbulência.
O aproveitamento dos outros dois técnicos, que pediram demissão da Colina por razões distintas, é mais baixo do que o do interino efetivado para ser a voz de Ricardo Gomes em campo. Cristóvão Borges encerrou sua passagem com 60,2%, e Marcelo Oliveira, em queda livre, fez apenas 26,7¨%. Já Gaúcho registra 66,6% e pode alcançar 73,3% se seus pupilos derrotarem o Tricolor logo mais.
- Estamos muito animados para manter a sequência boa conseguindo mais essa vitória. É pelo Gaúcho também, claro, ele merece. E ainda mais sendo um jogo que envolve rivalidade e com essa possibilidade que se abriu para ficarmos em sexto lugar e ajudarmos o clube na Copa do Brasil do ano que vem, caso o São Paulo ganhe a Copa Sul-Americana. Esses fatores estão motivando muito o grupo - disse Douglas, que voltou a ser titular na reta final.
'No mínimo, estranho'
A questão da posição se tornou relevante na última sexta-feira, quando a CBF publicou um informe que ressaltava que se o São Paulo fosse campeão da Copa Sul-Americana, estaria automaticamente certo na competição de 2013 e, assim, fora da Copa do Brasil, já que as disputas terão datas coincidentes. Com isso, o sexto colocado, que pode ser Vasco, Botafogo ou Cruzeiro terá o benefício no torneio nacional. O diretor crzu-maltino, Daniel Freitou, não engoliu a divulgação tardia do fato, uma vez que os times têm poupado jogadores.
- É no mínimo estranho, porque a CBF teve a temporada toda para anunciar isso, todos sabiam que essa possibilidade existia. Era melhor para o planejamento das equipes. Agora só resta lamentar e ver o que acontece. Mas são as regras do jogo - lamentou.
No primeiro turno, o Vasco foi batido pelo adversário com dois gols de Thiago Neves em confronto que causou polêmica. Desta vez, nem o camisa 7 tampouco o artilheiro Fred estarão em campo. Razão para comemorar, de acordo com o zagueiro cruz-maltino.
- Com certeza (facilita), todos sabem das qualidades do Fred, é um jogador de nível de Seleção. Não vou dizer que seja mais fácil, mas é uma vantagem. Ainda assim, eles têm jogadores de qualidade e precisamos ter atenção redobrada com quem não conhecemos - alertou.
Fonte: GloboEsporte.com