O Vasco jogou suas partidas com mando de quadra na Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro (ABVRJ). Isto porque não havia local apto em São Januário. O ginásio "Forninho", que foi reconstruído recentemente, embora seja moderno, serve apenas ao vôlei (piso e área de escape inadequados para o basquete). O futsal sofre com o mesmo problema da área de escape, não podendo utilizar o "Forninho" em suas partidas. Já o tradicional ginásio Cyro Aranha, o principal ginásio poliesportivo do clube (inaugurado em 1956), que serviria ao basquete, esteve interditado durante todo o ano de 2012, em estado precário.
Sub-12:
CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO, com 12 vitórias em 12 jogos. Relembre os jogos do último circuito, a comemoração do título e galeria de fotos no arquivo da nossa página: http://www.facebook.com/CRVGEmTodosOsEsportes.
Sub-13:
Após terminar a primeira fase com apenas 6 vitórias e 10 derrotas, o Vasco, que terminou a primeira fase na 7ª colocação, perdeu nas quartas de final para o Flamengo (2º). Na melhor de três partidas, o Rubro-Negro fechou por 2 a 0 (52 x 30 na Gávea e 50 x 29 na ABVRJ). RESULTADO FINAL: SÉTIMA COLOCAÇÃO (nove equipes disputaram o campeonato).
A final está sendo realizada entre Fluminense e Tijuca. O clube da zona norte carioca venceu o primeiro jogo nas Laranjeiras, e precisa apenas de uma vitória nas duas últimas partidas (uma no Tijuca e uma na casa tricolor, a serem realizadas neste domingo (02/12) e na segunda-feira) para ser campeão.
Sub-14:
Após terminar a primeira fase com o péssimo desempenho de 1 vitória apenas e 11 derrotas (sétima colocação), o Vasco pegou o Tijuca (2º) nas quartas de final. Houve eliminação por 2 jogos a 0 (75 a 47 no Tijuca Tênis Clube e 88 a 40 na ABVRJ). RESULTADO FINAL: SÉTIMA COLOCAÇÃO (oito equipes disputaram o campeonato).
O campeão foi o Tijuca, que venceu o Flamengo por 2 jogos a 0 na final.
Sub-15:
Após terminar a primeira fase também na sétima colocação (7 vitórias e 11 derrotas), o Vasco pegou o Fluminense (2º) nas quartas de final. Como infelizmente era de se esperar, duas derrotas inapeláveis (77 x 37 nas Laranjeiras e 67 x 49 na ABVRJ). Resultado final: SÉTIMA COLOCAÇÃO (dez equipes disputaram o campeonato).
O campeão foi o próprio Tricolor das Laranjeiras, que superou o Flamengo na melhor de três da final por 2 jogos a 1.
Sub-17:
Após terminar a primeira fase também na sétima colocação, o Vasco pegou o Tijuca (2º) nas quartas de final. Para variar, mais uma vez o Gigante da COlina foi "varrido": 78 x 46 no Tijuca e 61 x 40 na ABVRJ. Resultado final: SÉTIMA COLOCAÇÃO (onze equipes disputaram o campeonato).
O campeão foi o Flamengo, que venceu o Tijuca por 2 jogos a zero na final.
Sub-19:
O Vasco também terminou na sétima colocação a primeira fase. Enfrentando o Flamengo (2º) nas quartas de final, foi novamente eliminado sem sequer ameaçar o adversário: 81 x 44 na Gávea e 65 x 36 na ABVRJ. RESULTADO FINAL: SÉTIMA COLOCAÇÃO (nove equipes disputaram o campeonato).
O campeão foi o Tjuca, que venceu o Rubro-Negro na final por 2 jogos a zero.
Adulto:
Infelizmente, o Vasco, com tantas tradições no esporte (16 títulos estaduais, 4 títulos sul-americanos e campeão mundial pela FIBA em 1999), não possui time adulto já há algum tempo. O último campeonato que disputamos foi em 2007.
O Flamengo foi campeão fazendo 2 jogos a zero no Tijuca na final com facilidade. Com essa fase negra do esporte em São Januário, o Flamengo se aproveita e é octacampeão estadual - desde 2005 só dá eles. Apenas quatro equipes disputaram o campeonato (Flamengo, Tijuca, Riachuelo e Botafogo, nesta ordem de classificação final).
Apesar da exceção dos meninos de ouro do pré-mirim, que, não obstante os diversos problemas, conseguiram tal façanha, em todas as outras categorias de base o Vasco teve o vexatório desempenho da sétima colocação, com diversas derrotas humilhantes para as melhores equipes ("varrido" nos play-offs em todas as categorias). Tijuca e Flamengo dominam o basquete carioca, e o Vasco agoniza... Sem bons prognósticos...
Fonte: Facebook CRVG - Em Todos os Esportes