Sem jogar desde o dia 25 de outubro, o zagueiro Dedé segue em recuperação de uma fratura na perna esquerda. A evolução é considerável, mas o departamento médico do Vasco está preocupado no que diz respeito ao retorno do atleta aos gramados. Por isso, um programa de treinos foi planejado para o camisa 26 seguir durante as férias. O objetivo é minimizar os efeitos da inatividade e promover a recuperação completa o quanto antes. Os médicos acreditam que o defensor voltará a exibir em março o futebol que o levou até a seleção brasileira.
Dedé sofreu com as lesões na perna esquerda durante o ano de 2012. No primeiro semestre, ele ficou fora da fase final da Copa Libertadores em virtude de um edema ósseo. Voltou a atuar, mas longe do desempenho obtido em 2011. A fratura na mesma perna aconteceu durante a derrota para o Internacional por 2 a 1. A comissão técnica trabalha para que o jogador retome a melhor fase da carreira. Para isso, o trabalho especial nas férias é imprescindível.
“A fratura já está consolidada, porém, ainda existe uma fissura por estresse. Ele está assintomático, mas o repouso é fundamental. O Dedé fará um trabalho especial na academia durante as férias. Queremos que volte com uma defasagem menor para o elenco em janeiro. Lógico que o jogador precisa de um trabalho de fortalecimento diferente dos demais. É o segundo período parado que ele passa no ano. Imaginamos que ainda não conseguirá desenvolver o seu melhor no início da próxima temporada, mas até março terá o seu grande futebol de volta”, atestou Albino Pinto, médico do Vasco.
Questionado se o problema recorrente na perna pode significar um “ponto fraco” do ídolo da torcida para a sequência na carreira, o médico despreocupou os torcedores sobre novas lesões.
“Isso é muito relativo. Algumas pessoas têm pontos fracos e facilidade para lesões. Mas não é o caso do Dedé, que é um atleta forte e possui recuperação rápida. Sempre se doa em campo. O problema é que ele foi sobrecarregado com jogos, convocações para a seleção e viagens muito longas. Tudo isso gera um desgaste, mas é assim que a vida do jogador de futebol funciona”, encerrou.
Dedé é esperado em São Januário nesta sexta-feira. O zagueiro passará por mais uma bateria de avaliações em relação ao processo de consolidação da fratura na perna esquerda. Constante alvo de clubes europeus, o camisa 26 já assegurou algumas vezes que não pretende deixar a Colina histórica antes da Copa de 2014, o seu grande objetivo na carreira.
Além da lesão na perna, Dedé levou um susto nos últimos dias. Ele espremeu uma espinha no lábio e contraiu uma infecção. Com dores no local e também nos dentes, o jogador foi internado com quadro de celulite facial, mas recebeu alta na quarta-feira e passa bem. Foi apenas mais um desafio vencido pelo defensor em um ano difícil.
Fonte: UOL