A crise financeira enfrentada pelo Vasco não é novidade. E os problemas do clube comandado por Roberto Dinamite colocam o planejamento para a temporada 2013 em xeque. Com o fim do Campeonato Brasileiro no próximo final de semana, o mercado da bola começará a esquentar. Apesar do clima pessimista, a diretoria cruzmaltina se movimenta na tentativa de reforçar o elenco. Trocas entre jogadores e busca por soluções nas divisões de base estão nos planos.
Os constantes salários atrasados e direitos de imagem pendentes deixam o Vasco em situação desfavorável para atrair jogadores. O clube deve à Receita Federal cerca de R$ 60 milhões de impostos não recolhidos nos últimos anos. O problema resultou em um processo de penhora e piorou a saúde financeira em São Januário. Mesmo após nova derrota nesta quarta-feira, a diretoria tenta se planejar em meio aos impasses que atrapalharão o início de 2013.
O clima de pessimismo domina os bastidores do clube. O discurso adotado por Dinamite, no entanto, é de esperança. “As mudanças são naturais em um elenco ao final de cada temporada. O trabalho de renovação já começou, jogadores vão chegar, sair, algo natural. Hoje, o Vasco precisa ver toda essa questão das receitas bloqueadas. Trabalhamos para reduzir as penhoras e melhorar as condições. Vejo que usar as categorias de base, a política de trocas, tudo faz parte de um planejamento. É uma questão de unir todas as possibilidades em uma situação atual do clube”, comentou o presidente.
Ricardo Gomes é o líder neste processo de renovação do elenco cruzmaltino. O diretor técnico está no Vasco há pouco mais de duas semanas e já conhece os desafios que terá. Braço direito no processo de integração de Gomes, Daniel Freitas afirma que a diretoria trabalha, mas ainda não sabe quando conseguirá fôlego para superar a crise financeira.
“Esperamos uma melhora rápida, mas não podemos dar um prazo e estabelecer que em janeiro já teremos uma situação melhor. Sei que vários setores do clube trabalham nisso”, destacou o diretor de futebol.
Sem garantia de um futuro próximo melhor, o Vasco faz planos para garantir sucesso no mercado da bola e qualificar a equipe. Entre as alternativas, estão as trocas entre jogadores e o aproveitamento das revelações. Atletas pouco utilizados e com contrato no fim estão fora dos planos do Vasco.
“O caminho de troca pode ser uma situação interessante para o Vasco. Mas o clube busca outras soluções. Estamos dando passos para viabilização do clube na temporada 2013”, completou Freitas.
Fonte: UOL