Frio, torcida contra e o atual campeão da competição do outro lado. Foi nessas condições que a Seleção Sub017 estreou na Copa Nike nesta quarta-feira. Mesmo assim, por muito pouco não saiu com a vitória. No fim, Brasil 4 x 4 Estados Unidos no Premier Sports Campus.
O jogo começou dando a tônica do que seria visto durante os 90 minutos. Muito equilibrado e com chances para cada lado, o placar foi aberto aos xxx. Numa bela jogada tramada pela esquerda, Caio tocou para Robert, que trabalhou com Indio, recebeu de volta, girou para cima da zaga americana e chutou bonito, encobrindo o goleiro.
Aproveitando o melhor momento por conta do gol, o Brasil foi para cima e por muito pouco não ampliou. Primeiro foi Indio quem acertou a trave num chute da entrada da área depois de contra ataque rápido armado pela direita. Em seguida, Kennedy foi mais esperto que o zagueiro, roubou a bola no ataque, mas no momento do chute esbarrou na bela defesa do goleiro americano.
Os donos da casa arrumaram o meio campo, voltaram a equilibrar o jogo e conseguiram empatar um pouco depois da metade da primeira etapa. Dois minutos antes de o juiz apitar o intervalo, os Estados Unidos conseguiram a virada.
Na volta para o segundo tempo, o Brasil tentou ir para cima, mas logo no começo perdeu Robert, autor do primeiro gol, com cãibras. Os Estados Unidos aproveitaram o momento e ampliaram para 3 a 1.
Robert saiu, mas em seu lugar entrou Boschilia. A substituição não poderia ter sido melhor. Com a camisa 16, o meia mudou o jogo foi dos pés dele que o Brasil conseguiu o empate. Primeiro num chamado “pombo sem asa”, um chute fortissimo da intermediária direto para o gol. Em seguida, num lance de sorte. Boschilia cobrou escanteio e viu o goleiro falhar e colocar a bola para dentro.
Faltando menos de 10 minutos, a Seleção se mandou ao ataque na busca pela vitória, mas novamente o bom time americano soube aproveitar os espaços e tomou a frente no placar.
Foi aí que as substituições do técnico Emerson Ávila novamente surtiram efeito. Murilo, que entrara no lugar de Caio já no final do segundo tempo, acertou uma excelente cabeçada e empatou novamente a partida.
No fim, apesar de o Brasil ter tido 63% de posse de bola, um resultado justo para uma partida emocionante. 4 a 4 e as duas equipes mais do que vivas na Copa Nike. Na preliminar, Portugal venceu a Turquia por 4 a 3.
BRASIL
Marcos, Alef, Lucas, Lincoln e Abner; Sávio (Gustavo), Danilo, Indio e Robert (Boschilia); Caio (Murilo) e Kennedy.
Fonte: CBF
Ficha Técnica
U.S. U-17 Men's National Team Match Report
Match: U.S. U-17 Men’s National Team vs. Brazil
Date: Nov. 28, 2012
Competition: 2012 Nike International Friendlies
Venue: Premier Sports Campus; Lakewood Ranch, Fla.
Kickoff: 5 p.m. ET
Attendance: 300
Weather: 67 degrees, partly sunny
Scoring Summary: 1 2 F
USA 2 2 4
BRA 1 3 4
BRA - Robert (Indio) 21st minute
USA – Rubio Rubin (Christopher Lema) 29
USA – Alan Winn (Rubio Rubin) 43
USA – Rubio Rubin (Corey Baird) 57
BRA – Boschilia 67
BRA – Boschilia 79
USA – Ahinga Selemani (Rubio Rubin) 81
BRA – Murilo (Indio) 84
Lineups:
USA: 1-Paul Christensen; 2-Elijah Martin, 3-John Requejo Jr., 4-Shaquell Moore (capt.), 5-Conor Donovan, 7-Junior Flores (19-Mukwelle Akale, 78), 8-Christopher Lema (6-Cameron Lindley, 70), 10-Corey Baird (20-Emerson Hyndman, 84), 16-Ben Swanson; 11-Rubio Rubin, 17-Alan Winn (9-Ahinga Selemani, 70)
Subs not used: 12-Evan Louro; 15-Jordan Cano, 13-Peter Schropp; 18-Rolando Muñoz, 14-Sebastian Elney
Head Coach: Richie Williams
BRA: 1-Marcos; 2-Álef, 3-Lucas, 4-Lincoln, 5-Sávio (15-Gustavo Aguiar, 78), 6-Abner, 8-Robert (16-Boschilia, 54), 9-Kenedy, 10-Indio, 11-Caio (18-Murilo, 78)
Subs not used: 12-Thiago; 13-Raul, 14-Eriks; 7-Danilo, 17-Alisson
Head Coach: Emerson Avila
Stats Summary: USA / BRA
Shots: 10 / 11
Shots on Goal: 7 / 7
Saves: 3 / 3
Corner Kicks: 7 / 5
Fouls: 13 / 2
Offside: 0 / 2
Misconduct Summary:
BRA – Danilo (caution) 32nd minute
USA – Corey Baird (caution) 45
BRA – Lincoln (caution) 59
USA – Elijah Martin (caution) 83
USA – Shaquell Moore (caution) 85
BRA – Danilo (caution) 32
Officials:
Referee: Elie Aguilar (USA)
Assistant Referee 1: Apolinar Mariscal (USA)
Assistant Referee 2: Amanda Ross (USA)
Fourth Barton: Richonne Clark (USA)
ussoccer.com Man of the Match: Rubio Rubin
Fonte: US Soccer/Federação de Futebol dos EUA