Duas posições de referência no Palmeiras devem ter novos donos em 2013. A reformulação do elenco passa pela procura de até seis novos titulares, sendo um goleiro experiente e um meia armador que assumam as vagas de Bruno e Valdivia, respectivamente.
Na avaliação dos dirigentes, o atual dono da meta alviverde teve uma temporada muito irregular e não tem experiência suficiente para suportar a pressão da Libertadores e da Série B em 2013 – o camisa 1 ainda é bastante contestado por torcedores, mesmo com a premiação de melhor goleiro na conquista invicta da Copa do Brasil.
A estreia de Raphael Alemão, com falha na derrota para o Atlético-GO, no domingo, desanimou.
Por isso, os diretores avaliam as possibilidades no mercado. Fernando Prass, do Vasco, aos 34 anos, está cotado para o posto – ele tem contrato até o fim de 2013, mas está com salários atrasados há dois meses.
– Em princípio ele não tem intenção de sair, mas tudo depende de conversa. Estamos abertos – declarou o empresário Paulo Roberto.
Ao colher informações sobre ele, o Verdão se empolgou ao ter como retorno elogios à postura agregadora de Prass no vestiário. Gomes, do Tottenham (ING), corre por fora nessa busca alviverde. De acordo com Benjamin Back, colunista do LANCE!, Dida, da Portuguesa, foi procurado esse ano. A diretoria nega.
Um novo arqueiro era um pedido recorrente de Luiz Felipe Scolari, mas a diretoria apostava em Bruno. Agora, estudam possibilidades.
Já na camisa 10, a cúpula não descarta que o mais provável destino de Valdivia seja a porta de saída da Academia de Futebol, sobretudo para o futebol internacional. Segundo um conselheiro próximo ao presidente Arnaldo Tirone, o chileno garantiu que, se não continuar no Palestra Itália, deixará o futebol brasileiro.
O objetivo agora é contratar um jogador experiente e sem problemas físicos. Houve a investida para ter o ídolo Alex, mas o meia de 35 anos optou por defender o Coritiba, clube do qual é torcedor e onde foi revelado.
A diretoria até deixou à vontade o pai de Valdivia, Luis, para procurar um novo time para o filho de olho na próxima temporada. O Verdão avalia que, mesmo em baixa e com sucessivas lesões, o meia ainda tem mercado no Oriente Médio. Ele defendeu o Al Ain (EAU) entre 2008 e 2010, intervalo entre o título paulista o retorno ao Palestra Itália.
Último goleiro experiente contratado
Em 1994
Sérgio vinha de títulos paulista e brasileiro no ano anterior, mas era contestado, assim como Bruno, atual campeão da Copa do Brasil. Gato Fernandéz, com 39 anos na época, foi contratado do Internacional. O goleiro conquistou o Paulistão de 1994. Foram 35 jogos com a camisa do Verdão, antes de Velloso reassumir o posto e só largá-lo para a entrada de Marcos em 1999.
Fonte: Lancenet