Após o Goiás, foi a vez de o Criciúma garantir o seu acesso na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Tigre catarinense ficou no empate em 0 a 0 com o Atlético-PR, no Heriberto Hülse, chegou aos 72 pontos e não pode mais ser alcançado pelo São Caetano, o quinto colocado ao final da 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. É o fim de uma sequência de oito anos da equipe na Segundona.
O Criciúma agora soma 72 pontos e se manteve na segunda posição. Como o Goiás empatou, o Tigre ainda luta pelo título da Segundona. Já o Atlético-PR segue em terceiro com 70 e depende apenas de um empate para disputar a Primeira Divisão em 2013.
O jogo no Heriberto Hülse começou com 14 minutos de atraso em relação aos demais. E a espera pelo início da partida não foi traduzida em gols. O Criciúma, que ia acompanhando os demais resultados, sabia que o empate que garantiria o seu acesso. Zé Carlos, o artilheiro da competição com 27 gols, teve boas chances de marcar, mas nem precisou deixar a sua marca.
Assim que o árbitro Márcio Chagas da Silva (RS) apitou pela última vez, uma grande festa foi protagonizada no Heriberto Hülse. O apoiador Lucca, um dos grandes destaques do time na competição, mas que sofreu uma grave lesão e foi desfalque nas últimas rodadas, esteve presente no estádio e, ao lado dos seus companheiros, celebrou o acesso do Tigre.
SÃO CAETANO 1 X 1 GOIÁS
O São Caetano ficou em situação complicada para voltar à Série A. O Azulão sai na frente do líder Goiás com gol de Danielzinho, mas sofreu o empate com Amaral e desperdiçou uma penalidade aos 42 minutos do segundo tempo com Aílton e ficou no 1 a 1 com o Goiás, no Anacleto Campanella.
Com isso, a equipe de São Caetano do Sul segue na quinta posição agora com 68 pontos e terá de vencer na última rodada, além de torcer pelas derrotas de Atlético-PR ou Vitória para disputar a Série A de 2013. O Goiás segue em primeiro - com 75 pontos - e necessita apenas um ponto na última rodada para celebrar o título da Série B.
A polêmica do jogo aconteceu aos 26 minutos do segundo tempo. O São Caetano vencia por 1 a 0, quando o árbitro Leandro Pedro Vuanden marcou pênalti de Harlei em Vandinho. No entanto, Dibert Pedrosa, o auxiliar de número um, se comunicou com Vuaden e lhe informou que o atacante do Azulão havia simulado a falta. Como já tinha cartão amarelo, Vandinho recebeu o segundo e acabou expulso. O empate do Goiás viria três minutos depois, com o volante Amaral.
JOINVILLE 1 X 1 VITÓRIA
O Vitória estava se garantido na Série A de 2013 já nesta rodada até os 44 minutos do segundo tempo, pois que vencia o Joinville graças ao gol de Willian. No entanto, Leandro Carvalho empatou para o Joinville no fim do jogo e o Rubro-Negro baiano ficou no 1 a 1 com a equipe catarinense, na Arena Joinville. Com o resultado, o Leão se manteve em quarto - agora com 70 pontos - e precisa de mais um ponto na última rodada da Segundona para conquistar o acesso.
Fonte: Lancenet