A manutenção da base foi um fator enaltecido nos discursos do Vasco ao longo da temporada. Apesar de algumas mudanças no time, o grupo campeão da Copa do Brasil se sustentou em São Januário, como um trunfo para alcançar 54 rodadas consecutivas no G-4 do Brasileirão. Porém, a escalação para o reencontro com o Couto Pereira, palco da conquista mais importante do clube no século, neste sábado, não é nada semelhante à do dia 9 de junho de 2011.
Na verdade, apenas o goleiro Fernando Prass entrará em campo como titular. Considerando aqueles que pertencem ao Gigante da Colina, Dedé, Eduardo Costa (que é reserva), Eder Luis e Alecsandro estão machucados, e Felipe está suspenso. No mais, Allan, Anderson Martins, Ramon, Romulo e Diego Souza saíram. Assim, o clima de nostalgia deve dar lugar à melancolia em virtude da péssima fase, que tirou o Vasco da briga pela Libertadores.
A média de idade da equipe desfigurada será de 24,7 e, se contar só do meio para a frente, 22,5. Com opções escassas nas mãos, Gaúcho vai usar a garotada toda de uma vez. Pela primeira vez, Marlone, Jhon Cley e Romário, trio que subiu aos profissionais em agosto, estarão lado a lado. O entrosamento obtido nos juniores, entretanto, deve ser útil, aposta o treinador.
Confira a escalação de junho de 2011:
Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Romulo, Felipe (Jumar) e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis e Alecsandro.
Confira a escalação de novembro de 2012:
Fernando Prass, Jonas, Renato Silva, Fabrício e Thiago Feltri; Nilton, Wendel, Fellipe Bastos, Marlone e Jhon Cley. Romário.
Fonte: GloboEsporte.com