O Vasco poderia fazer de sua pré-temporada uma grande atração para seus torcedores no Nordeste. Mas ao fim de um ano que termina de forma melancólica, a prioridade deve ser o aspecto técnico para dar a volta por cima. Assim, o departamento de futebol do clube decidiu escolher Pinheiral (RJ) como a cidade que abrigará seu período de treinamentos visando à temporada de 2013. Dessa forma, preteriu uma programação que incluía uma complexa logística que estaria atrelada à etapa de preparação em São Luís.
Ao receber a proposta do governo da capital do Maranhão, o Vasco mostrou-se interessado porque, além de não arcar com os custos, poderia atrelar um importante plano de marketing à sua pré-temporada. Mas quando o contrato chegou a São Januário, foi possível perceber que a preparação poderia ser problemática. Em apenas 12 dias estavam previstos amistosos nas cidades de Imperatriz (MA) e Teresina (PI), que ficam a 600 quilômetros e 500 quilômetros de São Luís, respectivamente. Além disso, a distância do hotel para o local dos treinos diários seria por volta de 20 quilômetros, num período em que praticamente todos os dias há atividades em dois períodos.
Dessa forma, o departamento médico do Vasco optou pelo CT João Havelange, em Pinheiral (RJ), que fica a 90 quilômetros do Rio de Janeiro e a nove quilômetros de Volta Redonda (RJ). Após quase quatro anos de obras, o local será inaugurado pelo clube cruz-maltino, que vai treinar e se hospedar numa instalação credenciada pela Fifa para receber as seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014. A equipe chegará no dia 4 ou 5 de janeiro e fica até o dia 17.
O CT no qual o Vasco vai realizar sua pré-temporada tem 98 mil metros quadrados e conta com dois campos de dimensões oficiais com irrigação eletrônica e sistema de drenagem de última geração. Há vestiário, academia, sala de fisioterapia e área de imprensa. Além disso, foi construído um campo de dimensões reduzidas e caixas de areia. Em relação às acomodações, a delegação cruz-maltina será dividida em 30 quartos e vai usufruir de refeitório e auditório para palestras.
Para os momentos de lazer, os jogadores terão três lagos de pescaria, salão de jogos, piscina e churrasqueira.
No entanto, o Vasco ainda não descartou a possibilidade de realizar amistosos fora do Rio de Janeiro antes do início da temporada. O Vasco estreia no Campeonato Carioca enfrentando o Boavista no dia 19 ou 20 de janeiro.