O técnico Marcelo Oliveira estreou no Vasco no dia 16 de setembro. O treinador substituiu Cristóvão Borges e era considerado pela diretoria uma esperança para garantir ao mínimo a vaga na Copa Libertadores de 2013. Pouco mais de um mês depois, o Cruzmaltino está em 7º lugar e com remotas possibilidades de classificação. Além da expectativa frustrada, o comandante amarga a maior série negativa do Gigante da Colina em 17 anos no Campeonato Brasileiro.
Após as cinco derrotas consecutivas (São Paulo, Santos, Botafogo, Internacional e Corinthians), o Vasco viu cair para 0,6%, segundo o site Chance de Gol, as possibilidades de classificação para a Copa Libertadores. A sequência negativa fez o time ser ultrapassado por Internacional e Botafogo. Para conseguir a vaga, a equipe de São Januário precisa vencer os últimos cinco jogos e torcer por uma combinação de resultados em relação aos concorrentes diretos.
O mau desempenho demorou 17 anos para ser repetido. A última vez que um único técnico sofreu cinco derrotas seguidas pelo Vasco no Campeonato Brasileiro foi em 1995. Na ocasião, Jair Pereira foi superado por Internacional, Sport, Bahia, Criciúma e Atlético-MG. Demitido pelos péssimos resultados, o treinador ainda viu Zanata assumir e perder para Goiás e Palmeiras. A equipe só voltou a triunfar contra o Cruzeiro.
A sequência de Marcelo Oliveira nem sequer foi repetida em 2008, ano do rebaixamento do Vasco para a Série-B. Na época, o time acumulou seis derrotas consecutivas. Porém, dois técnicos diferentes estiveram envolvidos nos tropeços. Tita dirigiu a equipe nas derrotas para Grêmio, Cruzeiro e Náutico. Já Renato Gaúcho esteve no banco de reservas contra Palmeiras, Ipatinga e Figueirense.
Sereno, Marcelo Oliveira tem estilo semelhante ao de Cristóvão Borges. Com problemas de lesões e rendimento dos atletas, o técnico tem dificuldades para dar padrão de jogo ao Vasco, mas é bem visto nos bastidores do departamento de futebol principalmente pela seriedade no trabalho. O comandante tenta de tudo para fazer o time “rodar”, porém, sabe que já começa a sofrer as primeiras pressões vindas das arquibancadas.
Após o revés para o Corinthians por 1 a 0, no último sábado, no Pacaembu, Marcelo Oliveira deixou claro que não irá desistir e se mostrou surpreso pela sequência de cinco derrotas. Até o momento, o comandante só conquistou 29,6% dos pontos disputados. Um desempenho reconhecidamente longe do esperado quando foi contratado pelo Gigante da Colina.
“Nunca pensei que teria cinco derrotas. Trabalhamos com confiança. A cada jogo venho com pensamento positivo. Não imaginava, mas é a realidade. Atrapalhou o fato de termos perdido jogadores importantes no setor ofensivo. Criamos até a intermediária, mas na hora de concluir temos dificuldade. Chegamos com essa missão, de retomar o primeiro turno bom. Por isso houve a troca de técnico. Vivo cada momento intensamente e não desisto nunca”, afirmou.
No próximo domingo, às 17h, em São Januário, o Vasco enfrenta o Sport pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será a oportunidade para Marcelo Oliveira quebrar a trajetória negativa e aliviar a pressão nos bastidores do futebol do Vasco. Caso contrário, ficará cada vez mais difícil seguir o trabalho em meio ao ambiente tumultuado que tomou conta da Colina histórica.
A SEQUÊNCIA DE JAIR PEREIRA NO VASCO
13/09/1995 - Vasco 0 x 2 Internacional
17/09/1995 - Vasco 0 x 1 Sport Recife
21/09/1995 - Vasco 2 x 3 Bahia
24/09/1995 - Vasco 0 X 1 Criciúma
01/10/1995 - Vasco 2 x 3 Atlético-MG
A SEQUÊNCIA DE MARCELO OLIVEIRA
10/10/2012 - Vasco 0 x 2 São Paulo
14/10/2012 - Santos 2 x 0 Vasco
18/10/2012 - Botafogo 3 x 2 Vasco
24/10/2012 - Vasco 1 x 2 Internacional
27/10/2012 - Corinthians 1 x 0 Vasco
Fonte: UOL