Cruzada Vascaína apresentou ao Vasco projeto relativo ao entorno de SJ

Segunda-feira, 29/10/2012 - 06:32

Cruzada Vascaína apresentou para o Vasco, projeto relativo ao entorno de SJ

Noticias veiculadas na imprensa desde o ano passado dão conta de que no próximo dia 31, quarta-feira, se encerra o prazo para o Vasco apresentar um projeto de reforma ao COB que nos credenciaria a receber o Rugby nas Olimpiadas de 2016. Segundo essas noticias, essa cessão seria sem custos porém em contrapartida o Vasco também receberia modernizaria São Januário sem gastar nada nem assumir novas dividas. Preocupada com a falta de informações oficiais sobre o assunto que a diretoria do clube deveria estar transmitindo aos conselheiros do clube e receosos de que o Vasco, extremamente desorganizado administrativamente, perca essa oportunidade de modernizar o estádio, há alguns meses atrás, o presidente da Cruzada Leonardo Gonçalves delegou ao eng. Fabio Muniz a tarefa de montar um grupo de trabalho para idealizar um projeto para o entorno de São Januário.. É consenso dentro da Cruzada Vascaína que não adianta mexer no estádio sem realizar profundas modificações também no entorno do estádio.

Como um dos objetivos da Cruzada é um Vasco mais coeso, tanto Leonardo quanto Fabio entenderam que eticamente, o primeiro passo a seguir seria entrar em contato com a equipe do webVasco que já tinham realizado um estudo preliminar supervisionado pelo eng. Marcelo Paiva e perguntar se eles se incomodariam da Cruzada analisar o estudo deles e desenvolver o projeto a partir dali. Contato feito, e como era de se esperar, tanto o eng. Marcelo quanto André Pedro, Marcus Simonini e Raimundo Almeida, demais membros da equipe, ficaram extremamente felizes e encaminharam tudo o que já haviam avançado.

Leonardo Gonçalves lembrou que dos maiores problemas hoje no Vasco é exatamente o duelo de vaidades e a falta de ação coordenadas entre os Vascaínos.

“A reurbanização do entorno de SJ talvez seja o maior legado que o Vasco consiga extrair pelo fato das Olimpiadas de 2016 serem no Rio. Quando convoquei o Fabinho, a primeira coisa que pedi foi que ele entrasse em contato com o pessoal do grupo de revitalização do entorno que já tinha essa bandeira. Não fazia sentido criar nada sobre o assunto sem conversar com eles. Tinha certeza de que a receptividade seria boa e como grandes Vascaínos que são o Marcelo, Marcus, André e Raimundo, nos receberam muito bem, passaram todas as informações e em que pé estava o estudo preliminar. Depois quando finalizamos o projeto, fizemos questão de apresentar a eles em primeiro lugar e todos gostaram muito do resultado final. Esse espírito de cooperação entre os Vascaínos é fundamental para o reerguimento da instituição Vasco da Gama.” afirmou Leonardo.

Após a analise inicial do projeto básico e a tomada de mais informações sobre as adjacências, o GT do Entorno, que era composto também pelo eng. José Pedro Mota, por Leonardo Alkmim e Sergio Azevedo, se debruçou sobre um trabalho pesado para concluir o projeto com o máximo de celeridade. Auxiliando ativamente o grupo com valiosas contribuições, participaram dos trabalhos também, os arquitetos Pablo Soares e Rafael Ferrari. Com o trabalho encerrado em meados de Agosto, o grupo o enviou para o prefeito Eduardo Paes que o encaminhou ao Secretario Municipal de Urbanismo Jorge Bittar. Além disso, a Cruzada, no ultimo dia 16, também entregou o projeto ao novo Vp Engenharia e Obras Manuel Santos, para que ele cobrasse o poder público em nome do clube sobre a implantação dele.

O engenheiro Fabio Muniz, coordenador desse GT, falou um pouco sobre o convite e o desafio que foi para toda equipe montar um projeto como esse.

“Recebi o convite do Léo com muito orgulho e felicidade, pois anteriormente já havia coordenado o projeto Vasco Qatar com grande exito, portanto era mais um desafio este projeto. E todos os nossos projetos são entregues ao Vasco. Por isso aceitei de pronto! Sempre entendemos que a iniciativa privada jamais investirá numa arena para o Vasco com o entorno como é hoje. A obra da arena tem como condição ‘sine qua non’ a revitalização do entorno de São Januário. Por isso trabalhamos muito nisso.” , comentou Muniz.

Fabio também explicou quais as premissas utilizadas pela equipe do GT do Entorno e as soluções relevantes apresentadas no projeto.

“São Januário é muito bem localizado, pois estamos próximos dos dois aeroportos da cidade, da rodoviária, próximos a duas estações de metro e próximos a importantes vias expressas. Dividimos o projeto em 3 tópicos: a Comunidade Barreira do Vasco, Transporte público e Questão imobiliária. Com relação a Barreira, não podemos admitir que mais de 8.000 pessoas vivam em habitações precárias em pleno 2012 e nossa cidade sendo sede dos Jogos Olímpicos. Nossa ideia é a desapropriação total da região e a construção de prédios, conjuntos habitacionais, nos moldes do Morar Carioca da Prefeitura em Triagem, por exemplo, assim, acomodaríamos todas os moradores e comerciantes lá, sem deslocamento algum.

Projetamos ruas e acessos transformando a comunidade em um bairro. A rua General Almerio de Moura, por exemplo, seria estendida até a Av. Brasil, melhorando o fluxo de carros e escoamento do publico, tanto na saída como na chegada a arena, pois teríamos uma grande área de estacionamento próximo ao estádio. Quanto ao transporte publico, é vital que no BRT TransBrasil tenhamos a estação Vasco da Gama, a 500m do nosso estádio, alem da criação de linhas de ônibus especiais que ligariam as estações de trem / metro de São Cristóvão e Triagem ao nosso estádio. Sem contar que a futura estação do Trem Bala Rio – São Paulo, na Leopoldina está a apenas 4km de São Januário. Com a transformação da Barreira do Vasco em bairro e as obras do Porto Maravilha transformando o centro do Rio, São Cristóvão naturalmente se transformará numa área que receberá grande investimentos imobiliários.”, concluiu o engenheiro

Clique aqui para conhecer a proposta da Cruzada para o entorno de São Januário.

Clique aqui para ver o programa SOMOS VASCO sobre o Entorno de São Januário




Fonte: Cruzada Vascaína