O sábado (27/11) foi de festa nos arredores de São Januário. E não era por causa de jogo de futebol. Pelo 4º ano consecutivo, o Vasco da Gama realizou o ‘Cidadania Vascaína.’ O evento social, com serviços gratuitos para a sociedade, é iniciativa da Vice Presidência de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social do clube, com a ajuda de parceiros.
José Pinto Monteiro, vice presidente do clube, destacou o diferencial da ação do Vasco em comparação com as que já existem.
- O evento se inspirou na Ação Global, mas temos uma vertente diferente, que agrada as crianças da região, que são os esportes. E a nossa pretensão é inovar, derrubar os muros que existem com essas comunidades. E além de diverti-las com os esportes e os shows, ensiná-las e conscientizá-las com todas as ações de saúde e serviço.
E esse diferencial atraiu a criançada desde cedo. Foram 12 esportes no campo que pertence ao Vasco, em frente a São Januário. Lá, foi montado o circuito dos esportes onde as crianças e adolescentes puderam conhecer mais sobre vôlei, futebol, futebol de mesa, futebol americano, basquete, esportes paraolímpicos, rúgbi, remo, atletismo,
O Coordenador de Esportes do Vasco, José Mauro Ribeiro, destacou a felicidade de ver as crianças se divertindo.
- Além de poder descobrir novos talentos que sempre aparecem entre os meninos, é uma grande felicidade poder proporcionar a alegria da criançada nesse sábado.
Na área de serviços, a população que prestigiou o evento, pode vacinar-se contra hepatite e o tétano, aferir a pressão arterial e a taxa de glicose, tirar carteira de trabalho, entre outros documentos.
Para os parceiros, que ajudaram o evento, ações como essas são importantes para a sociedade. Foi o que disse Jacson Caiafa, Presidente da Associação Carioca de Diabetes.
-Eu acho que eventos, como o que Vasco fez hoje, são o que a Associação entende que é importante e gosta de fazer. É um prazer enorme estarmos aqui. E mesmo eu sendo flamenguista, estou aqui ajudando. Eu acho que se todos os clubes e instituições de uma forma geral se interessassem e fizessem ações como essa, a saúde melhoraria e teríamos cidadania para as pessoas.
As ações de saúde foram as mais procuradas. No espaço da avaliação para Hanseníase, um menino da comunidade foi diagnosticado e encaminhado para uma melhor avaliação no posto de saúde. Alexandre Milagres, diretor de Saúde Preventiva do Vasco da Gama ressaltou a importância de ajudar as pessoas, alertando para essas doenças.
- É importante porque o Vasco alinha-se ao que tem de mais moderno e avançado na saúde pública que é a questão da prevenção. É muito mais barato, eficaz e evita muito sofrimento, prevenir as doenças do que tratá-las. Mas quando encontramos um caso, procuramos dar toda assistência necessária. Além disso, nós demos um foque especial, nesse ano, para os acidentes de trânsito. Hoje, eles representam a principal causa de morte violenta no mundo, e nós estamos aqui para alertar a população também sobre isso.
Na cultura, as principais atrações foram a Banda do Imperador, Mc Charles e a Desiree Oliveira, a mulata difícil do Zorra Total, que trouxe seu coreógrafo, Antonio Carioca e a banda de pagode Samba com Atitude.
Às 16h, brindes eram distribuídos e gostinho de quero mais era estampado no rosto dos vascaínos