De passagem pelo Espírito Santo para ministrar um seminário de jiu-jitsu, realizado no último sábado, na academia Vitória Combat Club, em Vila Velha, o presidente da Confederação Brasileira de MMA, Amaury Bitetti, demonstrou interesse em realizar um evento da franquia que é dono, o Bitetti Combat, em solo capixaba. E, dois times do futebol local, que comemoram datas especiais em 2013, podem ser contemplados com uma edição especial.
O Rio Branco-ES, que completa 100 anos no dia 21 de junho e a Desportiva Ferroviária, que faz 50 anos em 17 de junho, podem ter um evento semelhante ao Bitetti Combat 8, que comemorou os 100 anos do Corinthians e foi realizado em maio de 2010. Amaury Bitetti, que é o primeiro bicampeão mundial de jiu-jitsu (1996 e 1997), afirmou que pode trazer o evento, na forma de um grandioso "parabéns pra você" dentro do octógono. Resta saber se será feito um evento conjunto entre os dois arquirrivais ou se vão ser realizadas celebrações separadas.
- Se Deus quiser, iremos trazer o Bitetti Combat para o Espírito Santo no ano que vem. Já até falei com o (Alexandre) Caveira (líder da equipe Fight Society) para conversarmos com o pessoal da política e também com os patrocinadores, pois já temos alguns e vamos trazê-los junto com a gente. Estamos pensando, de repente, em realizar o evento na mesma data dos aniversários de Rio Branco-ES e Desportiva Ferroviária. Pode ser que a gente entre em contato com os clubes, para "casar" as ideias e fazer o evento deles junto com o nosso. Promover uma confraternização entre o futebol e o MMA. Podemos montar um show para a televisão aqui no Espírito Santo também. Faremos um evento para um clube e depois para o outro time ou então juntamos os dois na mesma noite. É só trabalhar direitinho que poderemos fazer um evento bem legal - afirma.
Presidentes de clubes animados com possibilidade
Ao serem perguntados se haveria o interesse de Desportiva Ferroviária e Rio Branco-ES em terem seus nomes ligados a um evento de MMA da magnitude do Bitetti Combat, tanto Robson Santana, presidente da Tiva, quanto Maurício Duque, mandatário alvinegro, sinalizaram com uma boa receptividade à ideia. Robinho Santana confirmou que já haveria uma parceria em curso para uma partida amistosa entre os dois times, mas que o evento de MMA é visto com bons olhos pela alta cúpula grená em Jardim América.
- Com certeza, tudo que for bom para a Desportiva Ferroviária e para o esporte capixaba, estaremos apoiando. Já tínhamos um projeto para o ano que vem, de fazerrmos uma festa futebolística, um amistoso entre os dois clubes, mas nada impde de que possamos sentar, conversar e encaixar o evento de MMA nessa festa. Será bom para todos, clubes, torcida e amantes do esporte.
O presidente do Rio Branco-ES também revelou interesse nessa parceria entre MMA e futebol. Mostrando algum conhecimento sobre o esporte de lutas, Maurício Duque afirmou que, mesmo com o calendário cheio de eventos, no ano do centenário do clube, há espaço para essa iniciativa pioneira no esporte capixaba.
- A princípio interessa sim, é uma boa possbilidade. Acho que dá sim para trabalhar, porque vamos ter um ano com muitos eventos. Com certeza agrega valor ao clube, sem dúvida. Em alguns casos já existe a identificação dos lutadores com os times, como o Anderson Silva ligado ao Corinthians e o José Aldo com o Flamengo. Já no nosso caso são os dois clubes com a maior rivalidade no estado e com histórico de maiores conquistas. Como o aniversário dos dois é numa data próxima, podemos fazer um evento entre os dois clubes nessa data.
Primeiros contatos para um RJ-SP de MMA
Amaury Bitetti também afirmou que o embrião de uma competição de MMA entre tradicionais clubes de futebol do Rio de Janeiro e de São Paulo já foi, digamos, "fecundado". O dirigente revelou que já tem acordos feitos com os protagonistas do famoso "Clássico dos Milhões", além de conversas adiantadas com os paulistas "Timão" e "Peixe".
- O pessoal do MMA gosta do futebol e vice-versa. Isso é recíproco. Inclusive já fechamos com o Vasco da Gama e com o Flamengo e temos assinado com a FERJ para fazermos um campeonato. Pensamos em fazer um Rio-São Paulo de MMA, estamos conversando com o Santos e com o pessoal do Corinthians, por meio do Anderson Silva e do técnico dele, o Ramon (Lemos). Faremos um sistema de torcida VIP, só convidados e fazer o show para a televisão - revela.
Fonte: GloboEsporte.com