Após cinco meses longe dos gramados em função da ruptura completa do tendão de aquiles, Tenório tem sofrido com problemas musculares, que o impedem de reencontrar sua rotina normal no futebol. A lesão da vez é um estiramento na coxa direita, que já o deixou fora das últimas quatro rodadas. Pior: também fará com que ele não esteja em campo na próxima quarta-feira, contra o Internacional, e muito provavelmente, contra o Corinthians, domingo, no Pacaembu.
Com personalidade forte, declarações autênticas e muita determinação, Tenório chamou a atenção dos vascaínos tão logo chegou ao clube. Porém, o grave problema, ocorrido ainda em março, durante o Carioca, traz consequências negativas para o resto da temporada.
– O caso de Tenório é complicado. Acredito que, para essa partida, contra o Internacional, não jogará. E será difícil contra o Corinthians também. Foi uma lesão complicada, um estiramento de leve para moderado. Temos de tomar cuidado. Talvez Tenório possa voltar em duas semanas – disse o médico Albino Pinto.
Com 33 anos, o Demolidor, como gosta de ser chamado, vem tendo cuidados especiais do departamento médico, da fisioterapia e da preparação física do clube. Apesar de ser uma grande qualidade, seu ímpeto tem que ser controlado. Embora seja frequentemente recomendado a dosar sua explosão em campo, ele costuma extrapolar os limites físicos, o que o prejudica.
Os profissionais do Vasco esperam que, com uma pré-temporada adequada, Tenório tenha um 2013 com maior sequência de jogos e regularidade. Ele possui contrato com o clube até janeiro de 2014.
Com a palavra - Albino Pinto
Médico do Vasco, em entrevista por telefone
'Tenório ainda joga esse ano'
– Jogar esse ano o Tenório ainda joga. Depois do Corinthians (daqui a duas rodadas), tem o Sport, o Atlético-MG, o Coritiba, o Flamengo e o Fluminense. Mas temos de ter certa precaução, porque o Tenório é um jogador que tem muita força e está sempre querendo jogar no seu limite. O provável é que ele esteja em 100% de suas condições físicas nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro – disse o doutor.
Gringo demolido
Veja abaixo um breve histórico das lesões de Tenório no ano:
Março
Na primeira vez que fez gol com a camisa vascaína, contra o Olaria, rompeu o tendão-de-aquiles e parou por cinco meses.
Agosto
Entrou no intervalo contra o Atlético-MG e sentiu lesão na coxa esquerda. A partir daí, passou a sofrer diversas pequenas lesões.
Setembro
Contra o Figueirense, lesionou a coxa direita e segue em tratamento.
Fonte: Lancenet