Em nota, Cruzada Vascaína comenta parecer do Conselho Fiscal sobre o programa 'O Vasco É Meu'

Segunda-feira, 15/10/2012 - 11:06

Conselho Fiscal denuncia irregularidades no contrato e recomenda rescisão com a Torcedor Afinidade

Na ultima semana, os membros do Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama começaram a receber o parecer do Conselho Fiscal recomendando a reprovação das contas do Vasco do ano de 2011. Anexos ao parecer, foram encaminhados outros 2 relatórios, um sobre o contrato com a Torcedor Afinidade, empresa responsável por administrar o programa de sócios do clube (“O Vasco é Meu”) e outro sobre o contrato com a Penalty, empresa responsável pelo fornecimento de material esportivo.

O recebimento desse parecer sobre o programa de sócios somente agora, depois de praticamente oito meses do seu envio inicial ao Conselho Deliberativo demonstra o descaso com que o presidente deste conselho Abilio Borges tratou o assunto permitindo que o clube continuasse a ser lesado financeiramente de fevereiro de 2012 até agora.

“Olha, é de estarrecer o que o Conselho Fiscal relatou no parecer sobre o programa de sócios. O clube foi sangrado financeiramente sob a omissão do Roberto Dinamite, que já tinha conhecimento do problema e do presidente do Conselho Deliberativo Abilio Borges que procurou esconder o parecer dos conselheiros durante esse tempo todo. Quem vai devolver esse dinheiro pros cofres do Vasco e quando isso será feito ?” indagou Leonardo Gonçalves, presidente da Cruzada Vascaina e conselheiro do Vasco .

Trecho extraído do parecer enviado pelo Conselho Fiscal ao Conselho Deliberativo em 13 de fevereiro de 2012


Outro problema grave relatado pelo Conselho Fiscal na sua analise foi de que a empresa responsável pelo programa de sócios, deduzia do Vasco os impostos da operação porém não emitia notas fiscais nem para os associados do Vasco nem para o próprio clube pelos serviços prestados.

Trecho extraído do parecer enviado pelo Conselho Fiscal ao Conselho Deliberativo em 13 de fevereiro de 2012


A recomendação do Conselho Fiscal, em relatório enviado em 13/02/2012 ao Conselho Deliberativo através do seu presidente Abílio Borges, foi para que o contrato fosse rescindido. O parecer sobre as contas, datado de 03/09/2012, volta ao assunto, pois não há comprovação ou nota fiscal de boa parte dos descontos, o que não permite ao clube conferir se os valores descontados estão corretos, nem mesmo comprovar se os tributos estão sendo recolhidos corretamente.

Trecho extraído do parecer sobre as contas de 2011 datado de 03/09/2012 onde o Conselho Fiscal pede a reprovação das contas de 2011


O presidente da Comissão de Finanças da Cruzada Vascaína, Annibal Canízio, comentou sobre as irregularidades encontradas no relacionamento com a Torcedor Afinidade.

“Há diversas irregularidades no contrato com a Torcedor Afinidade. Primeiro, o pagamento dos associados deveria ir para uma conta criada especificamente para isso e o Vasco deveria ter acesso a essa conta. À época do parecer inicial do CF, o Vasco nunca havia pedido um extrato sequer da conta; Segundo, o contrato estipula percentuais para pagamento de prestação de serviço muito acima dos valores de mercado pagos por outros clubes; Terceiro, não há nenhuma emissão de nota fiscal eletrônica em nome do clube ou dos associados, o que interfere diretamente no recolhimento de impostos; Quarto, os valores repassados ao Vasco eram menores do que deveriam; E por fim, há situações em que o sócio paga mais e o clube recebe menos, como no caso do associado que optava por assinar a revista vinculado à mensalidade. Nesse caso, o percentual de desconto era muito superior e o clube saía no prejuízo. Essa ultima situação então parece história de livro de piada. É inaceitável que a diretoria do clube, principalmente o presidente Dinamite e seu VP Nelson Rocha tenham tido tamanho desleixo em acompanhar um contrato tão relevante para o clube.” declarou Canizio.

Trecho extraído da resposta do CF a diretoria datada de 18/06/2012 onde o Conselho Fiscal reafirma as irregularidades


Confira aqui o parecer inicial sobre o contrato do programa de sócios enviado em 13 de fevereiro de 2012

Confira aqui a resposta dada pela diretoria do clube em relação ao parecer inicial feita em 24 de maio de 2012

Confira aqui a resposta do CF para a diretoria em relação as observações feitas em 24.mai sobreo parecer inicial do contrato do programa de sócios enviada em 18 de junho de 2012

Confira aqui o parecer do CF sobre as contas do exercicio 2011 protocolado em 03 de setembro de 2012


Fonte: Cruzada Vascaína