Pesquisa realizada em 13 mercados diz que Vasco tem 5ª maior torcida, com 5%

Quinta-feira, 11/10/2012 - 12:22

Quem é o torcedor brasileiro?

Pesquisa Ipsos Marplan traça o perfil das torcidas de futebol no Brasil

Futebol é coisa séria no Brasil. Disso todo mundo já sabe. O que queremos saber agora é quem são os fanáticos por futebol. A Ipsos Marplan, empresa líder no mercado de pesquisas que melhor entende o Brasil e o brasileiro, foi investigar um pouco mais sobre as torcidas de futebol.

O top five – A pesquisa Ipsos Marplan realizada no primeiro trimestre de 2012 apontou as cinco maiores torcidas brasileiras. O time corinthiano se destaca em primeiro lugar com 19% dos torcedores e logo em seguida vem o Flamengo com 18%. O São Paulo tem 10% dos torcedores e os palmeirenses somam 6%. De volta ao Rio de Janeiro, Vasco da Gama aparece com 5% da preferência.

Na arquibancada – Quando o time entra em campo, corinthianos e flamenguistas são os mais assíduos em partidas de futebol. 14% dos torcedores dos dois times costumam ir aos campeonatos de futebol. Em segundo lugar, estão os são-paulinos (7%), seguidos pelos torcedores do Vasco da Gama (5%).

A nação corinthiana é ainda mais fiel quando o assunto é futebol de salão: 41% dos torcedores costumam ir aos jogos disputados em quadras. Fora do gramado, o futebol de areia/praia também se destaca: 27% dos corinthianos e 25% dos flamenguistas vão aos jogos.

Para se informar sobre os gols do time, a TV aberta é o meio número um para todos torcedores. Quando a telinha não está ligada, corinthianos (24,3%), são-paulinos (27,9%) e palmeirenses (21,5%) optam pela Internet. Já no Rio de Janeiro, flamenguistas (24,5%) e vascaínos (32,9%) preferem o jornal.

Fora dos gramados - As cinco torcidas são unânimes ao apontar que o assunto que mais buscam são as atualidades ou noticiário. Em seguida, qualidade de vida é muito importante para os torcedores. Os flamenguistas (74,8%), corinthianos (76,9%) e são paulinos (79%) gostam de humor e divertimento, já palmeirenses (80%) e vascaínos (79,8%) apontam a música como um tema importante.

Capixabas, brasilienses e goianienses integram torcida rubro-negra

A Ipsos Marplan também investigou as maiores torcidas por região. A pesquisa foi realizada em 13 mercados e descobriu que nem só de cariocas é formada a torcida flamenguista. O time aparece entre os favoritos em outras regiões e em alguns mercados tem mais torcedores do que o próprio time local. Caso, por exemplo, de Goiânia onde o time rubro-negro tem 20% da torcida, enquanto o Goiás aparece em terceiro lugar com 13%. Em Brasília, 52% da população apoia o Flamengo e 58% dos capixabas também preferem o time carioca. O curioso é que no país do futebol, 24% dos brasileiros declararam não torcer por nenhum time.

Quer saber quais times se destacam em torcida? Confira o ranking abaixo.

São Paulo - Capital
1º Corinthians (48%)
2º São Paulo (23%)
3º Palmeiras (15%)

São Paulo - Interior
1º Corinthians (45%)
2º São Paulo (24%)
3º Palmeiras (13%)

Rio de Janeiro
1º Flamengo (55%)
2º Vasco (16%)

Recife
1º Sport (30%)
2º Santa Cruz (18%)
3º Não torce

Porto Alegre
1º Grêmio (55%)
2º Internacional (44%)
3º Não torce

Belo Horizonte
1º. Cruzeiro (54%)
2º. Atlético MG (38%)

Salvador
1º. Bahia (37%)
2º. Vitória (25%)

Curitiba
Atlético Paranaense (32%)
Curitiba (16%)

Brasília - DF
Flamengo (52%)
Vasco da Gama (15%)

Fortaleza - CE
Ceará (26%)
Fortaleza (20%)

Vitória
Flamengo (58%)
Vasco da Gama (19%)

Florianópolis
Figueirense (37%)
Avaí (21%)

Goiânia
Flamengo (20%)
Corinthians (17%)
São Paulo (13%)
Goiás (13%)

Sobre a Ipsos

A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados – é a terceira maior em faturamento global, e a 1ª marca em pesquisa “survey-based” no mundo. No Brasil é a maior e mais completa empresa de pesquisas “survey based” do mercado.

A Ipsos atende mais de cinco mil clientes no mundo através de 16 mil funcionários em mais de 80 países. No Brasil, conta com mais de 800 funcionários diretos realizando mais de 2,5 milhões de entrevistas por ano para uma carteira de clientes que inclui praticamente todas as grandes empresas presentes no Brasil.

Ipsos se orgulha de ser a única companhia global de investigação de mercado que ainda é controlada e gerenciada por pesquisadores.

Criada há 36 anos na França e presente no Brasil desde 1997, a Ipsos consolidou-se como a marca líder porque é a única estruturada por meio de áreas de especialização: Marketing research; Advertising and Brand research; pesquisa de Media, Conteúdo e Tecnologia; Opinião Pública; Reputação Corporativa; e Customer & Employee Relationship management. Isto garante ao cliente soluções especializadas para seus dilemas em cada área.

Fonte: Divulgação