Não precisa fazer muita conta. Pode até deixar a calculadora um pouco de lado. Segundo levantamento feito pelo LANCE!, os números estão ao lado do Vasco e a vaga na Libertadores está bem encaminhada. Com base na média dos últimos anos, o time, hoje com 47 pontos, precisaria chegar a 61. Para isso, é só manter o aproveitamento que tem até agora, de 58%, para terminar a competição, pelo menos, entre os quatro primeiros lugares.
Já pelas contas do matemático Tristão Garcia, o time teria de chegar a 66. A grande ameaça hoje, porém, é a possibilidade de o G4 virar G3. Se algum clube brasileiro vencer a Sul-Americana, o Brasileirão passa a dar apenas três vagas para a Libertadores. Vale torcer contra Atlético-GO, Grêmio e São Paulo. Já se o Palmeiras levar, nada muda, pois o time tem vaga pela conquista da Copa do Brasil. Se o G4 virar G3, a conta muda e o Vasco vai precisar somar alguns pontos a mais.
Deixando somente a vaga na Liberta de lado, ainda há quem acredite em título brasileiro. E como o Vasco é o time da virada...
– É uma diferença difícil de se tirar. Mas já vi tantas coisas no futebol que não podemos duvidar de nada – lembrou o goleiro Fernando Prass.
O Vasco está a 12 pontos do líder Fluminense. Os matemáticos falam em 1% de chance de título. Nesse caso, vale pegar a calculadora.
Com a palavra
Tristão Garcia - matemático
Vasco precisa torcer contra a Sul-Americana
A CBF errou feio ao distribuir as vagas da Libertadores. Só tem três garantidas neste Brasileiro. A chance do Vasco será mínima se o São Paulo ganhar a Sul-Americana. Sendo assim, ele precisará alcançar o G3, com aproximadamente 70 pontos. Atualmente, a equipe possui 22% de chances. Se a classificação ficar no G4, a porcentagem sobe para 61%, sendo necessários cerca de 66 pontos para se garantir entre os classificados. A campanha do Vasco é boa, mas a dificuldade cresceu. O Flu possui o mesmo desempenho do São Paulo de 2007, mas o segundo e o terceiro colocados são recordistas de pontuação.