Efeito Neymar
A popularidade de Neymar criou um questionamento sobre a fórmula de pagamento do pay-per-view do Brasileiro adotada pela Globo. No entendimento da diretoria santista, os jogos em que o astro atua geram muita audiência, não só de torcedores do Santos. Por isso, o clube merece receber mais. Hoje, o pagamento às equipes é proporcional à quantidade de torcedores assinantes que cada time possui, baseado em pesquisas.
Em pauta. Na última reunião entre a Globo e os clubes, há menos de duas semanas, o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, levantou essa questão e a discutiu com outros presidentes de clubes e executivos da emissora, que detém os direitos de TV do Nacional até 2018.
Retórica. Luis Alvaro argumentou que muitos torcedores que não são santistas assinam o pay-per-view só para ver Neymar. Mas esses não geram lucro ao clube, já que a pesquisa que norteia a distribuição do dinheiro da modalidade de TV se baseia no clube para o qual o assinante torce.
Subjetividade. Dirigentes de Corinthians e Flamengo, clubes que mais recebem com o pay-per-view, obviamente, discordam da mudança proposta pelo Santos. Entendem que o modelo é inviável de ser mensurado, pois não se trata de uma resposta exata.
Fonte: Coluna Painel FC - Folha de São Paulo