Os torcedores do Vasco por pouco não perderam um dos maiores ídolos da sua história. Assim como Robinho, Neymar, Ronaldo e outros craques dos gramados, Juninho Pernambucano começou no futsal. Durante uma parte do período como atleta das divisões de base do Sport, ele acumulou os gramados com as quadras, onde chegou a atuar com outros dois jogadores que também brilharam com o uniforme cruz-maltino: Fininho e Manoel Tobias.
O rápido sucesso e as melhores condições atraíram o jovem. Jogar ao lado de craques era uma grande motivação, mas o sonho de brilhar nos gramados era maior.
- A diferença é que o futsal, na minha época, era mais organizado em termos de treinamento. Eles davam tênis, lanche depois do treino, tinha uma base melhor. Sou favorável fazer essa formação no futsal, mas não pode demorar muito nessa transição. Então, sempre joguei futsal paralelo ao campo. Dos meus nove aos 16 anos, fui atleta de futsal. E com 16 parei. Fui obrigado a fazer futsal por causa da falta de estrutura no campo. Joguei com o Fininho, com o Manoel Tobias, na minha opinião o maior jogador da história do futsal. Atuei com os dois no Votorantim e cheguei a ficar no banco deles.
Apesar de preferir o gramado, Juninho não deixou de acompanhar o futsal. Sempre que pode, ele assiste aos jogos dos clubes e da seleção brasileira. E um outro veterano, um dos destaques da Liga Futsal em 2012, é um dos seus jogadores preferidos. O pivô Vander Carioca é o goleador do Joinville, que está na final da Liga Futsal contra o Orlândia.
- Da minha época, o Vander Carioca ainda está jogando, mas já tem outra geração muito boa. Assisti aos jogos do Joinville contra o Botafogo.
O segundo jogo da final da Liga Futsal acontece nesta segunda-feira, às 19h, em São Sebastião do Paraíso (MG), com transmissão ao vivo do SporTV. O Orlândia venceu o primeiro duelo por 1 a 0 e joga pelo empate para levantar o troféu da competição.