Cruzada Vascaína participou do seminário 'O futuro dos Clubes Brasileiros'

Quarta-feira, 19/09/2012 - 09:33

Cruzada presente no Seminário O Futuro dos clubes brasileiros

A Cruzada Vascaína esteve representada no seminário “O futuro dos Clubes Brasileiros”, o evento marcou o lançamento do Brasil Sport Market (BrSM), fórum permanente de Gestão e Marketing Esportivo pelo seu diretor de Marketing e Comunicação e um dos conselheiros do Vasco, Wagner de Andrade Pedro que compartilha as suas impressões acerca do evento realizado na Arena Palestra Italia em São Paulo.

“Muito bom e interessante o seminário, promovido pela Pluri Consultoria e a Trevisan Escola de negócios, superou as minhas expectativas, valeu muito a pena. A Pluri inclusive, já havia feito uma apresentação para o nosso grupo, sobre torcedores.

O nivel das apresentações foi excelente , muitas estatisticas comparativas, locais e internacionais, para serem utilizadas , que mostram o enorme potencial do futebol ainda a ser explorado como fontes de receitas, para se ter ideia, o Santa Cruz (39º); oCorinthians (62º) e o Bahia (100º) são os 3 clubes brasileiros que aparecem entre os 100 de maiores médias de público no Mundo, e algumas estatisticas e indicadores desmentindo algumas falácias e bravatas.

A apresentação sobre a importância das práticas de Governança para os clubes proferida por Carlos Biederman foi excelente e também a do presidente do Santos, Luiz Alvaro foi motivante, principalmente falando sobre o Conselho Gestor implementado (são 9 pessoas) e a necessidade de mudança no Estatuto, para flexibilizar o clube (aprovado por unanimidade pelo CD em 2011 e por mais de 90% dos sócios) , além da Comissão Técnica permanente (uma de nossas propostas no Plano de Governo para o futebol profissional) bem como as apresentações das Arenas do Gremio e do Palmeiras, (a qual tive a oportunidade de ver in-loco) e o seu impacto no faturamento dos clubes.

A apresentação do Botafogo (Marcelo Guimarães) que disputou a indicação do prêmio de marketing com Vasco (Marcos Blanco) que focou na recuperaçáo e fortalecimento da marca, o Santos (Armenio Neto), Corinthians (Caio Campos) e Internacional (Jorge Avancini) ) também foi muito criativa, pois ele focou na apresentação da equipe de Marketing e a função de cada componente, além da quarta camisa (exclusiva feminina).

Outro vascaíno presente foi o professor Antonio Lopes , como sempre muito cumprimentado por todos.

Tive a oportunidade de conversar com o Marcos Blanco , ele comentou que seu ciclo terminou, está saindo para o mercado, não do futebol e que infelizmente a saida dele deveria ter sido comunicada após o evento…teceu elogios ao seu substituto no clube, e comentou sobre as dificuldades do clube que todos nós já sabemos.

O Rodrigo Caetano ganhou o prêmio Executivo do Esporte 2011 categoria Futebol pelo trabalho no Vasco, contra Edu Gaspar (Corinthians) , Felipe Ximenes e Thiago Scuro do Audax e na categoria Marketing, houve empate entre o do Inter representado pelo Jorge Avancini e do Santos Armênio Neto.

O nosso presidente Roberto Dinamite, não apareceu para receber o prêmio de Eficiência na Gestão do futebol (com regras questionáveis, diga-se de passagem) que foi recebido pelo demissionário Marcos Blanco.

Assim que tiver acesso as apresentações e se os responsáveis permitirem disponibilizarei para todos.

Fechando a minha opinião, importantissima a participaçáo no intuito de fazer um benchamrk , nos capacitar, conhecer novos parceiros e fazer novos amigos , um dos pontos positivos, é que estamos (Cruzada) bem alinhados em termos de Plano de Governo, com as tendências, ações, cito aqui alguns pontos primordias, em relação a Governança, Expansão (que falarei ainda esta semana), Conectividade, Ética e profissionalização, esta frase por sinal repetida diversas vezes, “não adianta só fazer de conta”, as estratégias apresentadas também sáo bem similares, as quais irei expor nossa posição mais em detalhes em breve.

Ficou muito claro que cada vez mais as responsabilidades e metas precisam ser compartilhadas na Gestão de um grande clube, Grupo Gestor (profissional) X Messias (Amador), em contra-partida como ponto negativo, comparando com o Vasco, se demos algum pequeno passo para frente, precisamos alargar e acelera-los, pois estamos ficando para trás.”

Para o nosso GT de Conduta e ética pensar, “A essência da Governança Corporativa é a ética”


Fonte: Cruzada Vascaína