O Vasco acertou nesta quinta-feira (12/09) um novo patrocínio para sua camisa. A Leduca, empresa de construção civil, irá colocar a sua marca na barra traseira do uniforme até o fim desta temporada, em dezembro de 2012. A princípio, a ideia do clube era fechar negócio por mais tempo, até o fim de 2013, mas a empresa decidiu testar o retorno do aporte antes de assinar um contrato com maior duração.
Na verdade, já houve um teste antes de fechar o acordo atual. No Campeonato Brasileiro deste ano, a Leduca já havia acertado patrocínios pontuais para os jogos do Vasco contra o Grêmio e a Portuguesa. "Nós fizemos um trabalho de duas partidas, a primeira experiência da marca com o clube", explica Eduardo Machado, vice-presidente de marketing vascaíno. "Essa é uma estratégia que deu certo".
O departamento de marketing cruzmaltino agora pretende negociar as mangas da camisa, o último espaço ainda vago no uniforme neste ano. De acordo com o dirigente, há 30 conversas em andamento, depois de o clube ter filtrado cerca de 100 consultas que recebeu da iniciativa privada nos últimos meses. A meta, diz Machado, é vender a propriedade o mais rápido possível, mas as condições do mercado não são boas.
"O mercado está muito difícil. Estamos conseguindo fazer um trabalho diferenciado, mas as empresas têm uma aversão ao Rio de Janeiro como um todo por causa do êxodo empresarial que aconteceu até 2006. Com uma nova política do governo, mais segurança e eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, estamos atenuando a crise econômica mundial, mas o impacto dela ainda é muito grande", diz o dirigente.
Ainda em relação à Loduca, a marca da empresa já estará no uniforme no próximo domingo, quando o Vasco joga pelo Brasileiro, mas não deve haver uma apresentação oficial do patrocínio, como aconteceu com os outros dois negócios fechados neste ano. Ações de ativação ainda estão em fase de planejamento e devem envolver torcedores e empreendimentos imobiliários, mas ainda não há nada concreto nesse aspecto.
O Vasco, atualmente, possui as marcas de Eletrobras no peito e nas costas, a cota máster, em um patrocínio de R$ 14 milhões anuais. A Brasil Foodservice Group (BFG), dona da churrascaria Porcão, paga R$ 4 milhões por ano para ter seu logotipo exposto no ombro da camisa. Ambos os contratos vão até meados de 2013. A TIM está no interior do número, nas costas, por R$ 2,5 milhões anuais, e o acordo é válido até o fim de 2015.
Fonte: Época Negócios