O Maracanã está com 66% das obras concluídas, anunciou nesta quinta-feira o vice-governador do estado do Rio de Janeiro, Pezão. Na semana passada foi colocado o último pré-moldado para a arquibancada. O último anel de compressão, necessário para colocação da nova cobertura, também já foi fixado. No total, foram necessários 60 destes anéis de compressão. Em novembro a cobertura deve começar a ser efetivamente instalada.
Uma das preocupações da Fifa é a questão do fluxo de pessoas no entorno do estádio carioca. O Museu do Índio, que fica ao lado do Maracanã, poderá ter que ser remanejado para outro local. Este, inclusive, será tema de discussão durante a reunião técnica de operação do estádio, que acontecerá ao longo desta quinta-feira entre integrantes da Fifa, COL, governo estadual e engenheiros do consórcio responsável pela reforma.
- Temos que manter o padrão de segurança internacional, que é permitir a evacuação do público do estádio em oito minutos. Esta questão do entorno está na nossa pauta de discussão – disse Fúlvio Danillas, representante do escritório Fifa no Brasil, que não respondeu diretamente se o museu terá que ser demolido.
O Maracanã está previsto para ser entregue em fevereiro de 2013, já com o administrador do estádio escolhido. Segundo Pezão, tudo que for decidido sobre operação da Copa das Confederações e Copa-14 será repassado ao vencedor da licitação com a ajuda do governo, que vai auxiliar nesta transição de comando.
Fonte: Lancenet