Um em cada dois moradores de Santos tem o Peixe como time do coração. É o que mostra uma pesquisa feita pela Enfoque Comunicação entre os dias 21 e 25 de julho com 1.200 santistas acima dos 16 anos. De acordo com os números - cuja margem de erro é de quatro pontos percentuais - o Alvinegro Praiano tem a torcida de 50% dos entrevistados. Porcentagem essa que supera a alcançada pelos três principais rivais (Corinthians, Palmeiras e São Paulo) juntos.
O Timão vem logo atrás na preferência dos moradores de Santos, com 20,8%, seguido pelo Palmeiras (9,1%) e o São Paulo (6,9%). Entre o Alvinegro da capital e o Verdão, por sua vez, encontra-se a parcela de santistas que não se diz torcedora de clube algum (10,8%). Outros dois times paulistas também foram citados: a Portuguesa Santista (0,6% - que ficou no sexto lugar geral) e a Portuguesa de Desportos (0,1%).
Os números de Santos e São Paulo sofreram sensíveis alterações em relação à última pesquisa desenvolvida pelo instituto, entre os dias 24 e 28 de setembro de 2010. A representação santista - que era de 37,9% à época - subiu pouco mais de 10% no período, tendo em vista a margem de erro do levantamento anterior (de 3,5%). Parte disso pode ser creditada à queda na representatividade de entrevistados que diziam não torcer para nenhum time (que há dois anos era de 21,4% e hoje reduziu em cerca de 10%).
Os índices do Tricolor, por sua vez, variaram para baixo, já que em 2010, 12,4% dos santistas afirmavam ser torcedores do time do Morumbi. Considerando a margem de erro, a queda na representatividade de são-paulinos foi de 3% a 6%, aproximadamente.
Já as porcentagens de Corinthians e Palmeiras não apresentaram grandes mudanças. O índice referente ao Timão pouco se alterou em relação aos 20% de dois anos atrás. O do Verdão ascendeu cerca de 3% - crescimento, portanto, dentro das margens de erro anterior (3,5%) e atual (4%).
De fora
Das equipes de fora de São Paulo, o Flamengo foi a mais lembrada pelos santistas na pesquisa deste ano, sendo a única a alcançar 1% das citações. Além do Rubro-negro, outros cinco times não-paulistas foram lembrados: Vasco da Gama (0,2%), Botafogo (0,2%), Internacional (0,1%), Fluminense (0,1%) e Cruzeiro (0,1%).
A pesquisa está registrada sob o número SP-00155/2012, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fonte: GloboEsporte.com