Apontada como um dos fenômenos do vôlei de quadra e de praia da categoria juvenil no Brasil, Aretha Wichelo, de 19 anos, ponteira do Vasco da Gama, está caminhando para um futuro brilhante no esporte.
No último domingo, a capixaba, que iniciou sua carreira no projeto "Viva Esportes" da cidade de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, conquistou a liga profissional de vôlei do Chile pela equipe do Boston College, onde esteve durante um mês, emprestada pelo Vasco, a convite do presidente da Federação de Vôlei do Rio de Janeiro, Reinaldo Souto. Além do título inédito da equipe chilena, Aretha foi eleita a melhor jogadora da competição.
- Fui sem conhecer ninguém porque a proposta que fizeram era muito boa e viajei para conquistar o título. Dei o melhor de mim na competição e estou muito feliz por ter conquistado a liga, que foi muito difícil, já que disputei contra meninas mais velhas do que eu - comemora a 'pé-quente', campeã sobre o Clube Manquehue com o placar de 3 sets a 0: 25/18, 25/23 e 25/18.
Embora seja acostumada a sobreviver longe dos pais, já que desde os 13 anos de idade, mora com primos, no Rio de Janeiro, a itapemirinense viveu uma nova experiência no Chile.
- Só consegui conversar no portunhol com as meninas porque no meu quarto tinha uma peruana, uma americana e as demais meninas eram chilenas. Elas tinham que falar devagar, que assim dava para entender - contou aos risos.
Para o coordenador de vôlei e técnico do juvenil do Vasco, Frederico Lima, Aretha terá uma carreira de muito sucesso.
- A passagem dela no Chile foi importante para ela e para o clube. Aretha disputou uma liga muito forte, enfrentou muitas equipes, recebeu bem para jogar e voltou campeã. Esse foi o primeiro passo de uma carreira profissional.Ela é uma de nossas principais atletas do vôlei e sem dúvidas vai trilhar uma carreira de sucesso no esporte - comentou Frederico Lima.