O Vasco ocupa a quarta posição do Campeonato Brasileiro e está firme na disputa por uma vaga na Libertadores. Mas a derrota por 2 a 0 para o Grêmio, no último domingo, fez a torcida reviver um passado recente que gostaria de esquecer. Na última vez em sofreu três derrotas consecutivas, a equipe vivia uma profunda crise, que teve como resultado o pior início de temporada da sua história.
O Vasco perdeu suas quatro primeiras partidas de 2011 (Resende, Nova Iguaçu, Boavista e Flamengo), todas válidas pela Taça Guanabara, e ainda empatou na quinta rodada (Volta Redonda). Após a derrota por 3 a 1 para o Boavista, no dia 27 de janeiro, o técnico Paulo César Gusmão foi demitido. Ricardo Gomes assumiu e estreou com vitória por 3 a 0 sobre o Americano, também pelo primeiro turno do Campeonato Carioca.
Na sequência do trabalho, o Vasco se recuperou e conquistou a Copa do Brasil. No entanto, no meio do percurso a equipe ficou novamente cinco partidas sem vencer, mas somando cinco empates. Desde então o time cruz-maltino não havia experimentado um jejum semelhante.
Com um aproveitamento inferior a 30% no mês de agosto, o Vasco sabe que precisa reagir urgentemente se quiser manter vivo o sonho de ser campeão brasileiro. Entre os jogadores, o discurso é que a oscilação faz parte, mas que é necessário retornar à curva ascendente.
- O Campeonato Brasileiro tem oscilação para o bem e para o mal. Precisamos vencer a próxima partida para quebrar essa sequência e iniciar um novo caminho positivo - destacou o goleiro Fernando Prass.
Fonte: GloboEsporte.com