A Força Jovem do Vasco se pronunciou de forma oficial através de seu site. Em nota, a diretoria alerta os componentes para que respeitem a punição aplicada pelo Ministério Público de suspensão de seis meses da facção em estádios brasileiros.
Ainda no documento, a organizada ressalva que cumpre as solicitações do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e as exigências do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), mas que não se responsabiliza por atos individuais de seus integrantes. A FJV lembra também que em caso de não cumprimento da medida, a torcida poderá sofrer multa.
A facção foi punida por conta da morte do torcedor rubro-negro Bruno Saturnino, após a final da Taça Rio entre Vasco e Botafogo deste ano.
Confira a íntegra da nota:
"Informativo FJV - Punição da Força Jovem do Vasco
O G.R.T.O. Força Jovem do Vasco vem, por meio desta, informar de modo oficial, o posicionamento de sua atual Diretoria, que sempre procura preservar a paz nos estádios, a não violência e se mantém preocupado, especialmente, em prestar apoio incondicional ao Club de Regatas Vasco da Gama, razão única e ímpar de nossa total existência!
Sendo, portanto, exemplo de conduta.
O G.R.T.O. Força Jovem do Vasco recebeu do Ministério Público uma punição de 6 Meses, punição esta que nestes 6 meses não poderá ser visto dentro dos estádios do Território Brasileiro símbolos da torcida (camisas, bandeiras, faixas e etc...). Avisamos a todos os integrantes, vascaínos e simpatizantes que não compareçam aos jogos com qualquer tipo de roupa da torcida, que não vai poder entrar no estádio, podendo até haver multa se for encontrado algum símbolo da torcida dentro do estádio.
Para tanto, somos e sempre seremos parceiros do G.E.P.E. (Grupamento Especial de Policiamento de Estádios) e do Ministério Público, nas questões que envolvem a conduta da torcida e o comportamento dos nossos componentes dentro e fora dos estádios, e sempre procuramos colaborar da melhor forma possível para o bom andamento dos jogos do Club de Regatas Vasco da Gama no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.
Deixamos Claros que não nos responsabilizamos, por atos provocados por decisões individuais de nossos componentes, vamos ajudar no que for preciso as autoridades, se algum de nossos integrantes não respeitar esta conduta, e caso sejam realmente culpados, tomaremos providências, com base em nosso estatuto e nas resoluções internas, cabendo os envolvidos que forem comprovados filiação com a torcida sofreram: punições, suspensões e até mesmo expulsões!
O G.R.T.O.Força Jovem do Vasco também repassou ao G.E.P.E. a relação de sub sedes, conforme solicitação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), visando melhorar, junto com essa nossa iniciativa, um controle maior de todas as Famílias e a diminuição de possíveis problemas futuros.
Para finalizar, salientamos mais uma vez que o G.R.T.O. Força Jovem do Vasco esta totalmente comprometido pela paz nos estádios e pelo fim da violência no futebol brasileiro.
Somos uma torcida organizada há 42 anos composta por pessoas de bem, pais de família, trabalhadores e estudantes com um único objetivo: incentivar o C.R. Vasco da Gama aonde ele estiver jogando!
Ratificamos que, em todos os jogos do C.R. Vasco da Gama, enviamos ofício ao G.E.P.E., informando o nosso itinerário, o local da concentração, o horário de chegada e saída, além de todo o trajeto até o estádio, sempre solicitando o acompanhamento policial na ida e volta dos jogos a fim de evitar possíveis transtornos.
Estamos todos juntos e unidos pela Paz, dentro e fora dos estádios!
Diga sempre não a Violência! Diga não as Drogas! Pratique Esportes!"
Fonte: Lancenet