O Grêmio terá, a partir das 22h da noite desta quarta-feira, no Olímpico, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a oportunidade de superar o único time carioca que foi seu algoz no primeiro turno da competição: o Vasco. O Cruz-Maltino não seguiu o caminho de Fluminense, Flamengo e Botafogo e derrotou os comandados de Vanderlei Luxemburgo.
O encontro foi logo na primeira rodada do Brasileirão. O Vasco venceu o duelo do dia 20 de maio por 2 a 1, com direito a pênalti de Marcelo Moreno defendido por Fernando Prass. Nesta noite, o camisa 1 da equipe carioca terá pela frente o mesmo Moreno, que atualmente é jogador que mais soma finalizações corretas no Brasileiro.
Aquele Grêmio, comandado pelo mesmo Vanderlei Luxemburgo, mudou bastante desde então. Do gol ao ataque. Victor foi negociado com o Atlético-MG, sendo substituído por Marcelo Grohe - goleiro que ajuda o Tricolor a ter a quarta defesa menos vazada (16 gols sofridos).
A zaga, formada por Saimon e Naldo, também mudou. O primeiro se recupera de lesão e perdeu espaço. Werley e Gilberto Silva, ausências naquele revés, assumiram a titularidade e só não atuarão juntos nesta quarta, pois o segundo terá de cumprir suspensão automática. Naldo é quem terá nova chance contra o Vasco.
Nas laterais, Pará segue como titular, mas desta vez na direita. Anderson Pico será o dono da lateral esquerda nesta noite. Já na proteção à zaga, Fernando é o remanescente e atuará ao lado de Souza, que terá a oportunidade de enfrentar o seu ex-clube pela primeira vez. Vilson se recupera de lesão.
Já no setor de criação, mais novidades. Aquele Grêmio, ainda sem Elano e Zé Roberto, atuava com apenas um armador de origem: Marco Antônio. Como o volante Léo Gago não pôde atuar em São Januário, Luxa escalou Marquinhos na função. E o camisa 19, com a lesão de Elano, terá nova chance entre os titulares. Já Zé Roberto "debutará" contra o Vasco, assim como o atacante Kleber, que ainda se recuperava de lesão na ocasião.
André Lima e Miralles formaram o ataque tricolor. O primeiro, autor de cinco gols neste Brasileirão, é opção para esta noite. O hermano, por sua vez, foi envolvido na negociação que proporcionou a chegada de Elano ao Olímpico. Rondinelly e Leandro, que entraram no decorrer daquele jogo, seguem como reservas - o segundo já marcou quatro vezes no Brasileiro.
Compare os times:
Grêmio do primeiro jogo contra o Vasco: Victor, Edilson, Saimon, Naldo (Leandro) e Pará; Vilson, Fernando, Marquinhos (Rondinelly) e Marco Antônio; André Lima (Marcelo Moreno) e Miralles.
Grêmio para o duelo desta noite: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marquinhos e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.
Fonte: Lancenet